sábado, 9 de julho de 2016

Arte, corpo em movimento e muita diversão!

     No dia 09 de junho as acadêmicas bolsistas Elizete e Kelen deram continuação ao Projeto “Arte Na Educação Infantil: O Corpo em Movimento”, desenvolvido na EMEI Bem Me Quer, em Igrejinha.  


As pibidianas iniciaram a aula com a Dança do Bambolê, cujas crianças, em roda, de mãos dadas com os colegas e sem largar, ao ritmo da música, vão passando o corpo inteiro por dentro do Bambolê, sem ajuda das mãos, somente se remexendo da maneira possível para direcionar o bambolê, passando para o colega seguinte.  
Começaram com apenas um Bambolê e, logo em seguida, acrescentou-se mais um bambolê na roda. As risadas foram muitas e as crianças puderam desenvolver a criatividade e a motricidade durante a tarefa proposta.

      
No segundo momento, as pibidianas realizaram com as crianças uma atividade com bolas: em roda, sentados no tapete, foram distribuídas para as crianças 6 bolas e, ao som da música, elas rolavam as bolas de um colega para outro, aleatoriamente. 
Quando a música era interrompida, as bolas deveriam parar de rolar e eram seguradas pelas crianças, até a música continuar novamente.  

As crianças ficaram muito atentas nessa atividade, ansiosas, esperando a música ser interrompida. Com isso, além de cooperarem e desenvolverem a motricidade, exercitaram a atenção.


    No terceiro momento, foi realizada com a turma uma brincadeira chamada de “Dança Maluca”, cujas crianças dançavam em duplas ou sozinhas, no ritmo da música.  
Colocou-se uma música bem agitada para que elas pudessem acompanhar o andamento rápido, movendo-se muito. Em seguida, a música era trocada, com andamento mais lento, e as crianças deveriam se regular para acompanhar o novo ritmo musical, dançando mais lentamente e assim sucessivamente, desenvolvendo a coordenação motora, a musicalidade, a atenção e raciocínio.

     
      No dia 16 de Junho, as pibidianas Elizete e Kelen deram continuação ao Projeto “Arte Na Educação Infantil: O Corpo em Movimento”, iniciando a aula com a Brincadeira Dança no Jornal, que ocorreu da seguinte forma:  foram distribuídas folhas de jornal, uma para cada criança, que foram instruídas a colocar a folha no chão e dançarem sobre ela, cada um dançava na sua folha de jornal livremente.


Assim que a música parava, trocavam de lugar com um colega. Antes da música parar, eles já haviam realizado as combinações para as trocas com os colegas. As crianças gostaram muito desta atividade super animada,  desenvolvendo noções de espaço, respeito ao espaço do colega, cooperação, atenção e cognição.


  Depois, as acadêmicas bolsistas executaram a cantiga de roda “A Canoa Virou” com as crianças, mas agiram de modo diferente: todas as crianças viraram de costas, primeiro uma por uma e, depois de viradas de costas, foi o momento de serem “resgatadas”, uma a uma, do fundo do mar.
 Essa brincadeira foi muito produtiva, pois as crianças demonstraram bastante interesse durante a atividade. Brincadeiras como esta desenvolvem vários aspectos, como a musicalidade, a expressão corporal, a execução em conjunto, gerando cooperação e alegria!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário