sábado, 2 de julho de 2016

É dia de gincana!

Como de costume, antes de iniciar as atividades lúdicas com as crianças, as pibidianas Priscila e Janaína organizaram uma roda de conversa com os alunos, para relembrar a aula anterior e fazer algumas combinações sobre as propostas trazidas para o dia.


Então, as acadêmicas bolsistas dividiram a turma em dois grupos, sendo que um representou as aves e o outro os mamíferos, para iniciar a gincana com diversão e muitas brincadeiras significativas. 


As crianças adoraram explorar as tintas e carimbar suas mãos na cartolina, desenhando juntamente com as pibidianas os seus animais preferidos de uma forma diferente.
Com esta atividade, as duas equipes pontuaram. 


 Depois, todos foram conduzidos ao pátio da escola para brincar de corrida do saco. 
Quem vai chegar primeiro? 


Logo, foram desafiados a brincar de esplech. Nesta atividade, foi feita uma pergunta e, quem sabia a resposta, deveria pegar o objeto que estava sobre a cadeira e responder a questão. Assim, ganharia uma pontuação para a sua equipe, mas o seu balão seria estourado.
Quem está ganhando? 


A competição, a diversão e até mesmo a frustração estavam sendo manifestas pelas crianças, mas, não deixavam de participar das propostas, pois estavam gostando do desafio e, quando brincaram de basquete de uma forma diferenciada e extremamente difícil para eles, não queriam parar de tentar atravessar a bolinha no buraco da "rede".


As crianças burlavam algumas regras para mostrar as suas capacidades, mas logo aprendiam que isto não fazia parte da brincadeira!


Segundo as acadêmicas bolsistas, cada atividade sugerida agregou algo novo na aprendizagem de cada criança.


Finalizaram a aplicação do projeto "Soltando a Bicharada " com uma roda de conversa na sala de aula: dialogaram sobre o que aprenderam, o que mais gostaram de fazer nas propostas aplicadas, e explicitaram a compreensão sobre regras e solidariedade. Assim, para concluir, registraram uma foto coletiva com o cartaz produzido.



As bolsistas afirmam que valeu a pena trabalhar com a turma do pré e que vão sentir muita saudade de cada criança, pois houve muito envolvimento afetivo e conhecimentos compartilhados. Cada sorriso, algazarra, correria e concentração, são formas de brincar, e, a criança aprende brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário