sábado, 9 de julho de 2016

Bebês fazendo arte e explorando o mundo!

Com muita diversão, as acadêmicas bolsistas Pibid Deise, Cristiane e Franciele realizaram diversas atividades com a turma do berçário da EMEI Bem Me Quer.

 

 Usando o balão para carimbar no papel pardo, as crianças confeccionaram um lindo painel.



Os pequenos também puderam explorar o tapete sensorial e o "pente" de ovos caminhando sobre ambos.  Assim, puderam descobrir diversas sensações.


Proporcionar momentos lúdicos para as crianças é de extrema importância para o seu desenvolvimento. As crianças do berçário são sensório-motoras e algumas estão atravessando para o estágio do simbolismo. 
Por isso, o trabalho com artes visuais na Educação Infantil é de suma importância e deve ser iniciado desde os primeiros anos de idade da criança, desenvolvendo os sentidos visuais e táteis, para gerar esquemas mentais progressivos, ou seja, as bases cognitivas para diversas construções de conhecimento posteriores.


Para Maria Cristina Rau "a linguagem da Arte é uma das formas de expressão humana mais antiga a qual se tem conhecimento, neste sentido, abordar esse conhecimento na Educação Infantil estimula a cognição, a sensibilidade e a cultura."



Na semana seguinte, ocorreu a culminância do projeto "Envolvendo bola, bolha, balão e muita diversão!".
 Esta turminha vai deixar saudade! Tanto para as crianças quanto para as pibianas, foram momentos de muita aprendizagem.


Foi o dia de apreciarem e dramatizarem a história "O livro da bolha"!


O mundo do bebê é rico em construções! Todos os dias eles progridem em seus conhecimentos! 


Durante todo a aplicação deste projeto, as crianças se envolveram e foram incentivadas a realizar diversas ações diferenciadas. 


Assim, as pibidianas puderam compreender que o trabalho pedagógico deve ser bem planejado para todas as faixas etárias, compreendendo-se que no berçário, as crianças já apresentam zonas de interesse e um amplo desenvolvimento, quando  as atividades são bem fundamentadas e planejadas! E, caso as crianças não se interessem por algo, as atividades devem ser redirecionadas para poderem ser significativas para as crianças. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário