sábado, 9 de julho de 2016

Sonhando e brincando com o futuro!

A culminância  do projeto "AS PROFISSÕES " na EMEI Alice Maciel foi um momento de reflexão. As pibidianas Jaqueline e Luciane proporcionaram para os pequenos do Maternal 2b uma aula na qual, inicialmente, relembraram todas as atividades realizadas durante o projeto através de um vídeo com fotos deles.
  

 Após este momento,
 cada criança refletiu junto aos colegas sobre qual atividade mais gostou, expressando-se livremente.


Ao ouvir os pequenos, percebeu-se o quanto o desfile com os bonecos foi significativo para eles. Assim, cada criança pegou o boneco de sua profissão, que havia confeccionado nas aulas anteriores, e desfilou novamente.


As pibidianas organizaram espaços pedagógicos referentes às profissões. Desse modo, cada criança pôde brincar de faz de conta das profissões, elegendo seus espaços prediletos.


Foi dessa forma que surgiram  fotógrafos, manicures, soldados, cozinheiras, cabeleireiras entre outras profissões.



Para Kishimoto (2003), esta é a função do lúdico na educação: o brinquedo proporciona diversão, prazer e até desprazer. Quando é escolhido voluntariamente, o brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo. O brincar e o jogar são dotados de natureza livre, típica dos processos educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário