quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Em busca do conto perdido no reino da imaginação

Após realizarem um mapeamento para descobrir a zona de interesse das crianças, as pibidianas Fabiane e Janaína aplicaram o projeto “Em busca do conto perdido no reino da imaginação”.


 O projeto foi aplicado com a turma do maternal I da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha. Ele teve início no mês de abril com término na primeira semana de junho.
Após observar o interesse dos alunos por histórias, principalmente, as histórias clássicas, e o grande interesse da turma por personagens encantados como bruxas e princesas, surgiu a ideia de as acadêmicas bolsistas PIBID fazerem uma releitura do livro, “ O fantástico mistério de Feiurinha” ,junto às crianças. O livro é de Pedro Bandeira e aborda a história de uma princesa perdida. 
No entanto, apesar de se tratar de uma princesa desconhecida, a história tem em seu enredo um pouco de todas as princesas conhecidas.
 Foi um projeto de grandes aprendizagens, pois as docentes conseguiram trabalhar a literatura, a imaginação das crianças e, através de algumas atividades, trabalhou-se também a musicalização, e expressão corporal através da dança, a coordenação motora e, principalmente os sentimentos dos pequenos, que vivenciaram cada momento junto aos personagens.

 

Na primeira aula, as acadêmicas desenvolveram um momento de interação e diversão com as crianças proporcionando atividades de pintura de rosto e maquiagem.

Na segunda aula, as acadêmicas apresentaram as princesas Branca de Neve, Fiona e Chapeuzinho Vermelho, que começaram a contar a angustiante história do sumiço da Princesa Feiurinha. Num segundo momento, as crianças, junto às pibidianas tentaram, através de sua própria imaginação, recriar a imagem da princesa perdida para facilitar as buscas, utilizando-se, para isso, massinha de modelar.
Em seguida, propôs-se, durante a história, um ensaio para um baile real que iria ocorrer quando a princesa fosse encontrada. Para realizar este “ensaio”, as docentes levaram musicas e balões para as crianças dançarem e cantarem livremente. Foi um momento de muita liberdade e descontração.


Na terceira aula, a turma recebeu a visita da Cinderela, juntamente com Chapeuzinho Vermelho, que contaram mais um pouco sobre o sumiço de Feiurinha. Assim Chapeuzinho e as crianças foram para a “floresta” (outro espaço da escola) para realizar uma busca pela princesa perdida. Esta busca gerou várias surpresas para os pequenos. Primeiro, eles se depararam com a imagem de uma bruxa colada na parede, da qual tiveram muito medo incialmente. Depois, deveriam subir no escorregador e acertar a bruxa com bolinhas: durante esta atividade trabalhou-se a coordenação motora dos pequenos além da imaginação, já que eles estavam em treinamento para quando encontrassem uma bruxa de verdade pela floresta.
 A turma divertiu-se muito, curtindo a ideia de enfrentarem a bruxa, visto que, no início, estavam com muito medo da imagem. Após um momento, a regente da turma, professora Fabiane, apareceu vestida de bruxa para surpresa das crianças.

 

Inicialmente aparentavam estar com medo, mas logo entenderam que se tratava de uma “bruxa boazinha” como eles próprios comentaram.
Após um momento de interação com a bruxa, a turma continuou sua busca por vestígios da princesa Feiurinha e, instigados pelas acadêmicas, a turma não parou até encontrar algo.
Após encontrarem bonecas escondidas de propósito, que demonstravam uma réplica da princesa perdida, para facilitar as buscas, a turma retornou para a sala, onde as pibidianas propuseram outra atividade, através da qual as crianças novamente estariam ensaiando para o baile real. Nesta atividade, a turma utilizou materiais reciclados para reproduzirem sons musicais.

Na quarta aula, as acadêmicas, vieram caracterizadas de Lobo e de Chapeuzinho Vermelho, dando continuidade à história. Num segundo momento, em quadros de papelão, as crianças desenharam com tinta e esponja as partes da história que mais lhes chamaram a atenção, visualizando os personagens da história.
Para finalizar esta aula, proporcionou-se um circuito aperfeiçoando o agachar, levantar, subir, descer e rastejar. Ao final as crianças encontravam a medalha para o “baile real”.

 

Na quinta aula desvendando o mistério da princesa e com final feliz, em papel pardo, as acadêmicas bolsistas desenharam um trem, no qual cada vagão tinha uma foto de cada criança. Foi aí que aconteceu o baile, cujas crianças vieram com fantasias que trouxeram de casa. Enfatizando a importância da alimentação saudável, cada um livremente montou um sanduíche com os ingredientes de sua preferência.

Finalizando o projeto, as acadêmicas criaram, juntamente com as crianças, o livro lúdico com todos os capítulos da história “O fantástico mistério de Feiurinha”, que ficou na escola para a apreciação dos pais.

 

No encerramento, as acadêmicas pibidianas propuseram uma fondue de frutas com chocolate, com o acompanhamento das crianças para produzi-lo. Este foi um momento rico de confraternização com todos, no qual as crianças puderam preparar e degustar uma alimentação saudável, novamente.
 Segundo Ressurreição (2005), “É por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções, e aprende a lidar com essas sensações”. Portanto, interagir com histórias infantis, contos de fadas e fábulas desde a primeira infância é uma atividade que prepara as crianças para nomear sentimentos e se desenvolver afetivamente.

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