Após realizarem um
mapeamento para descobrir a zona de interesse das crianças, as pibidianas
Fabiane e Janaína aplicaram o projeto “Em busca do conto perdido no reino da
imaginação”.
O projeto foi
aplicado com a turma do maternal I da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha.
Ele teve início no mês de abril com término na primeira semana de junho.
Após observar o
interesse dos alunos por histórias, principalmente, as histórias clássicas, e o
grande interesse da turma por personagens encantados como bruxas e princesas,
surgiu a ideia de as acadêmicas bolsistas PIBID fazerem uma releitura do livro,
“ O fantástico mistério de Feiurinha” ,junto às crianças. O livro é de Pedro
Bandeira e aborda a história de uma princesa perdida.
No entanto, apesar de se tratar
de uma princesa desconhecida, a história tem em seu enredo um pouco de todas as
princesas conhecidas.
Foi um projeto de
grandes aprendizagens, pois as docentes conseguiram trabalhar a literatura, a
imaginação das crianças e, através de algumas atividades, trabalhou-se também a
musicalização, e expressão corporal através da dança, a coordenação motora e, principalmente os sentimentos dos pequenos, que vivenciaram cada momento junto aos
personagens.
Na primeira aula, as
acadêmicas desenvolveram um momento de interação e diversão com as crianças
proporcionando atividades de pintura de rosto e maquiagem.
Na segunda aula, as
acadêmicas apresentaram as princesas Branca de Neve, Fiona e Chapeuzinho
Vermelho, que começaram a contar a angustiante história do sumiço da Princesa
Feiurinha. Num segundo momento, as crianças, junto às pibidianas tentaram,
através de sua própria imaginação, recriar a imagem da princesa perdida para
facilitar as buscas, utilizando-se, para isso, massinha de modelar.
Em seguida,
propôs-se, durante a história, um ensaio para um baile real que iria ocorrer
quando a princesa fosse encontrada. Para realizar este “ensaio”, as docentes
levaram musicas e balões para as crianças dançarem e cantarem livremente. Foi
um momento de muita liberdade e descontração.
Na terceira aula, a
turma recebeu a visita da Cinderela, juntamente com Chapeuzinho Vermelho, que
contaram mais um pouco sobre o sumiço de Feiurinha. Assim Chapeuzinho e as
crianças foram para a “floresta” (outro espaço da escola) para realizar uma
busca pela princesa perdida. Esta busca gerou várias surpresas para os
pequenos. Primeiro, eles se depararam com a imagem de uma bruxa colada na
parede, da qual tiveram muito medo incialmente. Depois, deveriam subir no
escorregador e acertar a bruxa com bolinhas: durante esta atividade trabalhou-se
a coordenação motora dos pequenos além da imaginação, já que eles estavam em
treinamento para quando encontrassem uma bruxa de verdade pela floresta.
A turma divertiu-se
muito, curtindo a ideia de enfrentarem a bruxa, visto que, no início, estavam
com muito medo da imagem. Após um momento, a regente da turma, professora
Fabiane, apareceu vestida de bruxa para surpresa das crianças.
Inicialmente aparentavam
estar com medo, mas logo entenderam que se tratava de uma “bruxa boazinha” como
eles próprios comentaram.
Após um momento de
interação com a bruxa, a turma continuou sua busca por vestígios da princesa
Feiurinha e, instigados pelas acadêmicas, a turma não parou até encontrar algo.
Após encontrarem bonecas
escondidas de propósito, que demonstravam uma réplica da princesa perdida, para
facilitar as buscas, a turma retornou para a sala, onde as pibidianas
propuseram outra atividade, através da qual as crianças novamente estariam
ensaiando para o baile real. Nesta atividade, a turma utilizou materiais
reciclados para reproduzirem sons musicais.
Na quarta aula, as
acadêmicas, vieram caracterizadas de Lobo e de Chapeuzinho Vermelho, dando
continuidade à história. Num segundo momento, em quadros de papelão, as
crianças desenharam com tinta e esponja as partes da história que mais lhes
chamaram a atenção, visualizando os personagens da história.
Para finalizar esta
aula, proporcionou-se um circuito aperfeiçoando o agachar, levantar, subir,
descer e rastejar. Ao final as crianças encontravam a medalha para o “baile
real”.
Na quinta aula
desvendando o mistério da princesa e com final feliz, em papel pardo, as
acadêmicas bolsistas desenharam um trem, no qual cada vagão tinha uma foto de
cada criança. Foi aí que aconteceu o baile, cujas crianças vieram com fantasias
que trouxeram de casa. Enfatizando a importância da alimentação saudável, cada
um livremente montou um sanduíche com os ingredientes de sua preferência.
Finalizando o projeto,
as acadêmicas criaram, juntamente com as crianças, o livro lúdico com todos os
capítulos da história “O fantástico mistério de Feiurinha”, que ficou na escola
para a apreciação dos pais.
No encerramento, as
acadêmicas pibidianas propuseram uma fondue de frutas com chocolate, com o
acompanhamento das crianças para produzi-lo. Este foi um momento rico de
confraternização com todos, no qual as crianças puderam preparar e degustar uma
alimentação saudável, novamente.
Segundo
Ressurreição (2005), “É por meio dos contos infantis que a criança desenvolve
seus sentimentos, emoções, e aprende a lidar com essas sensações”. Portanto,
interagir com histórias infantis, contos de fadas e fábulas desde a primeira
infância é uma atividade que prepara as crianças para nomear sentimentos e se
desenvolver afetivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário