As acadêmicas bolsistas do PIBID Carla e Raquel concluíram o Projeto
“Um mundo de texturas e sensações”, podendo afirmar que foi um sucesso, visto
que as crianças demonstraram interesse e entusiasmo em todas as atividades e
momentos vivenciados.
Assim, os objetivos propostos foram
alcançados e contribuíram para o enriquecimento pessoal de cada
criança demonstrado em cada expressão registrada.
A criança, desde o seu nascimento, observa a reação das pessoas que
estão envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências
afetivas, físicas, perceptivas e sociais, maior será o enriquecimento e também
o desenvolvimento da sua inteligência. É por meio dos primeiros cuidados que a
criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções
e amplia seus conhecimentos sobre o mundo (BRASIL, RCMEI, 1998, p.15).
A criança possui uma curiosidade
natural que promove aprendizagens. Quanto maior forem as estimulações,
explorações, vivências e experiências de fato significativas, maiores serão os
caminhos trilhados por elas para o seu próprio desenvolvimento.
Muitas possibilidades, portanto, fizeram parte do repertório de
explorações dos bebês que puderam pesquisar novos sabores, cores, sons,
texturas e aromas. Afinal, o bebê é um pesquisador e aprende muito com os
estímulos e desafios que o ambiente escolar pode lhe proporcionar.
Dessa forma, o professor não pode ser um mero espectador das atividades, ao contrário, deve participar de cada momento, mediando e apresentando de forma lúdica o mundo para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário