segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Final do projeto "um mundo de texturas e sensações"

As acadêmicas bolsistas do PIBID Carla e Raquel concluíram o Projeto “Um mundo de texturas e sensações”, podendo afirmar que foi um sucesso, visto que as crianças demonstraram interesse e entusiasmo em todas as atividades e momentos vivenciados.

Assim, os objetivos propostos foram alcançados e contribuíram para o enriquecimento pessoal de cada criança demonstrado em cada expressão registrada.
A criança, desde o seu nascimento, observa a reação das pessoas que estão envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais, maior será o enriquecimento e também o desenvolvimento da sua inteligência. É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo (BRASIL, RCMEI, 1998, p.15).
A criança possui uma curiosidade natural que promove aprendizagens. Quanto maior forem as estimulações, explorações, vivências e experiências de fato significativas, maiores serão os caminhos trilhados por elas para o seu próprio desenvolvimento.
Muitas possibilidades, portanto, fizeram parte do repertório de explorações dos bebês que puderam pesquisar novos sabores, cores, sons, texturas e aromas. Afinal, o bebê é um pesquisador e aprende muito com os estímulos e desafios que o ambiente escolar pode lhe proporcionar.


Dessa forma, o professor não pode ser um mero espectador das atividades, ao contrário, deve participar de cada momento, mediando e apresentando de forma lúdica o mundo para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário