sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Um mundo a descobrir: Brincando com os quatro elementos da natureza”


As pibidianas Franciele, Kelen e Nilza iniciaram o projeto “Um mundo a descobrir: Brincando com os quatro elementos da natureza” com a turma do Maternal I da E.M.E.I. Azaleia em Parobé, no mês de junho.


O projeto em questão surgiu do mapeamento da zona de interesse das crianças, partindo de uma brincadeira no pátio, onde as crianças demostraram curiosidade pela terra e por um pingo de água.



“A terra, a água, as pedras, paus e o fogo são e penso que continuarão a ser os aspectos mais atraentes na vida lúdica de uma criança [...]. A criança mexe com água horas a fio, adora ficar suja de terra e não existe nada no mundo que possa dar-lhe o prazer que experimenta quando acende fogo com suas próprias mãos e vê crescer diante de si as misteriosas labaredas” (ADRADOS, 1988, p.305,306).



No primeiro encontro, as pibidianas iniciaram se apresentando para a turma e após, questionaram as crianças sobre elementos naturais. Perguntaram se conheciam ou sabiam onde encontramos a terra, o vento, a água e o fogo.


Em seguida, as crianças foram levadas para o pátio e, em uma mesa, disponibilizou-se terra molhada (barro) para as crianças desenharem com suas próprias mãos.
Aproveitando o espaço da mesa, eles modelaram bolinhos e/ou bonecos de barro. A turma adorou explorar o barro! Brincadeiras como essas são antigas e promovem a imaginação, a criatividade e o prazer em manipular elementos naturais.


Para o segundo encontro, as pibidianas retomaram a aula anterior e convidaram as crianças para plantarem na horta da escola sementes de alface, para, ao final do projeto, poderem saborear esta deliciosa hortaliça. Elas também poderão acompanhar o processo de crescimento das plantas.



Cada criança também pode plantar a sementinha em um copinho para levar para casa. Com essa atividade, as crianças tiveram o contato direto com a terra. Ao lidarem com a natureza e acompanharem o ciclo de evolução de uma planta, oportuniza-se a elas a valorização e cuidados com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário