quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Bebês em descobertas maravilhosas!



 

As acadêmicas Andrea e Deise estão aplicando um projeto com os bebês  intitulado ''Cores e Formas, Descobrindo a Minha Identidade''.
 
  

A primeira prática aconteceu da seguinte forma: as acadêmicas bolsistas do PIBID levaram uma música e tinta caseira colorida. Fizeram uma roda de conversa com os bebês para se apresentar. 


Em seguida, convidaram as crianças para ouvir uma música e, livremente, deixaram as mesmas apreciar com as mãos e pintar um TNT branco para deixarem seus registros, que ficaram expostos na sala de aula. Algumas crianças resistiram à experiência, mas foi tão divertido que algumas quiseram continuar  a atividade.




Na segunda prática, dando-se seguimento às atividades, foi a vez de aguçar a curiosidade das crianças. 


As acadêmicas levaram um espelho dentro de uma caixa, que ganhou o nome de ''caixa do tesouro'', pois cada um se olhou e encontrou um precioso tesouro lá dentro: eles próprios! Fizeram ''caretas'', falaram ''bebê'' e ficaram encantados.




Depois foi a vez de usar a imaginação com a massinha de modelar caseira feita pelas pibidianas. 


No momento de explorar a massa de modelar, as professoras auxiliaram, quando preciso, e até participaram junto com as  crianças. 


Quando perguntavam o que eles estavam fazendo, as crianças respondiam ''bebê'', retratando o que tinham visto no espelho. Umas provaram a massinha caseira comestível, levando à boca, outras só apertavam com as mãos. Algumas crianças não quiseram tocar na massinha e não foram forçadas a fazê-lo.

Com estas duas práticas, as acadêmicas bolsistas já tiveram resultados muito significativos, pelo fato de que a maioria das crianças interagiu, de uma forma encantadora, em todas as atividades propostas.




Este é o período de jogos de exploração, portanto, os pequeninos devem ser incentivados a agir sobre diferentes materiais de distintas formas. É a etapa do autoconhecimento e, por isso, este projeto está sendo muito significativo. 
 

Por mais que sejam pequenos, correspondem muito bem às expectativas de interação nas atividades oferecida, cada um no seu tempo e, em cada prática, realizam novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário