As pibidianas Carine
e Talita, desenvolveram o projeto “ A natureza e seus sentidos” com uma turma
de berçário (BIIC) que possui 18 alunos, na EMEI Azaleia em Parobé, durante o
mês de Julho.
As acadêmicas elegeram este projeto partindo da zona de interesse
das crianças, pois, durante uma aula passeio, os alunos se interessaram por
elementos da natureza, como folhas e galhos das árvores, formigas, as
flores e o barulho do vento, por exemplo.
É direito da criança, na Educação Infantil,
É direito da criança, na Educação Infantil,
“explorar movimentos,
gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações,
relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora
dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as
artes, a escrita, a ciência e a tecnologia” (BRASIL, 2009). Foi, portanto, com este intuito, procurando levar em conta os interesses dos pequenos que surgiu o projeto aqui descrito.
Na segunda manhã de aplicação do projeto, as
acadêmicas proporcionaram aos alunos um caminho de sensações da natureza, que continha, em caixas, diferentes elementos como, pedrinhas, areia, grama,
folhas secas, galhos de pinheiros e troncos de árvores. A experiência foi um
sucesso para as crianças.
Elas, além de caminharem com os pés descalços, exploraram também com as mãos livremente, sentindo cada elemento.
Elas, além de caminharem com os pés descalços, exploraram também com as mãos livremente, sentindo cada elemento.
Para a terceira aula
com os bebês, as bolsistas fizeram a demonstração de algumas árvores
frutíferas, trazendo os seus galhos e as frutas correspondentes a cada árvore, que puderam ser degustadas pelas crianças.
Também foi proposto a elas conhecerem alguns tipos de chás, podendo sentir o cheiro e o sabor de cada um. Para o fechamento desta manhã, as crianças tiveram a oportunidade de se expressar livremente, ouvindo o som de diferentes barulhos da natureza e também através das músicas colocadas e dos materiais disponibilizados para eles, como tiras coloridas de TNTs e ursinhos.
Também foi proposto a elas conhecerem alguns tipos de chás, podendo sentir o cheiro e o sabor de cada um. Para o fechamento desta manhã, as crianças tiveram a oportunidade de se expressar livremente, ouvindo o som de diferentes barulhos da natureza e também através das músicas colocadas e dos materiais disponibilizados para eles, como tiras coloridas de TNTs e ursinhos.
Para a culminância deste lindo projeto,
as pibidianas, juntamente com as professoras da turma e a colaboração dos pais,
proporcionaram aos alunos um piquenique ao ar livre.
Para ser realizado, as
crianças fizeram uma salada de fruta para a qual, cada um trouxe a sua fruta
favorita, podendo ajudar a prepará-la. Já as acadêmicas trouxeram bolos de
cenoura e banana.
Foi um momento de grandes aprendizagens, como a oportunidade
de momentos em que eles puderam desenvolver a sua motricidade ampla e fina,
coordenação motora, socialização, ampliação dos seus sentidos, expressarem-se através da música e dança, e participaram, também, de atividades relativas ao conteúdo ciências.
Este projeto certamente deixou marcas fantásticas nos pequeninos, que realizaram muitas aprendizagens e participaram com entusiasmo de todo o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário