quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Viajando entre estrelas, cometas e astronautas

As pibidianas Elizete, Kelen e Franciele deram início a mais um projeto: “5,4,3,2,1,0.... Fogo! Viajando entre estrelas, cometas e astronautas”, na escola parceira EMEI Bem Me Quer, em Igrejinha.


 As pibidianas iniciaram a aula com uma roda de conversa, questionando as crianças sobre os planetas, as estrelas e os astronautas, ouvindo a opinião e ideias das crianças.


Num segundo momento, as acadêmicas bolsistas contaram a história “Como pegar uma estrela?”, procurando despertar a imaginação das crianças que, após a contação da história, indagaram as mesmas se realmente poderiam pegar uma estrela.
Em seguida, as pibidianas conversaram sobre as estrelas cadentes e pediram para as crianças imaginar que uma estrela cadente havia aparecido e elas deveriam fazer um pedido. Estes desejos foram desenhados numa folha de ofício e colocados, depois, dentro de um recipiente de vidro.


Para finalizar, nossas acadêmicas bolsistas levaram as crianças para o pátio para procurar uma estrela, que já haviam escondido por lá.


Foi um divertimento e uma euforia ao mesmo tempo, as crianças ficaram ansiosas procurando a estrela, até que uma delas encontrou.


Dando continuidade no projeto "5,4,3,2,1,0.... Fogo! Viajando entre estrelas, cometas e astronautas", na semana seguinte, Elizete, Kelen e Franciele iniciaram a aula questionando as crianças sobre o que elas achavam que existia no céu.


Foi assim que os alunos puderam modelar em plastilina (massinha de modelar) o que achavam que havia no céu.
Depois, fizeram um grande cartaz com as obras criadas.
Após esta atividade, as pibidianas dividiram a turma em 6 grupos e distribuíram quebra-cabeças para montarem. O tema, é claro, foi o céu!


Para terminarem, realizaram uma série de jogos, em forma de rodízio, para que todos fossem manipulados pela turma.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Cadê a alegria do Palhaço Pirulito?

 A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que, por sua vez, desempenha sua função social, proporcionando a ela um ambiente feliz, acolhedor e amável. Segundo o autor Rubens Alves, através da observação e interação com as crianças, podemos aprender muitas coisas: elas nos ensinam a olhar para as coisas de formas diferentes. Como o autor salienta, a criança tem, por si própria, o dom da alegria. 


 Assim, este
projeto tem o propósito de deixar a criança ser ela mesma.
O tema ”A alegria de ser criança” partiu do diagnóstico feito através da observação das condutas e preferências da turma, que mostrou a necessidade de mais atividades lúdicas, envolvendo várias brincadeiras em sua aplicação.


 Na primeira aula do projeto, as pibidianas iniciaram a aula com a contação da história do palhaço Pirulito, que, certo dia, perdeu sua alegria no circo onde vivia.
Em seguida, as crianças ajudaram o palhaço Pirulito a encontrar sua alegria, que estava perdida pela sala. Depois de muita procura, encontraram a alegria do palhaço que ficou tão feliz que fez um show de palhaçadas para as crianças.


 As crianças adoraram o palhaço Pirulito e todas as interações deste primeiro dia de aplicação do projeto. Além de interagirem com uma bela contação de histórias, as crianças aprenderam sobre expressão de sentimentos durante as atividades realizadas, conheceram um pouco mais sobre a Arte circense e se divertiram muito com as palhaçadas do personagem Pirulito! 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O controle sobre as emoções depende das compreensões sobre o que sinto



As pibidianas Carine, Deise e Priscila já estão recebendo bons resultados das crianças do maternal II do Emei Azaleia, com seu projeto sobre "Nossos sentimentos".

 

Na manhã da terça feira, dia 08 de novembro, as acadêmicas bolsistas  propuseram para os alunos muitos momentos de história, reflexões, filosofia, brincadeiras e expressão de sentimentos.
 

O primeiro momento foi na roda de conversa, na qual conversaram sobre vários assuntos, que derivaram de conversas espontâneas com os pequenos e, a partir desses diálogos, as pibidianas relembraram as crianças sobre as atividades do último encontro.


Iniciou-se as atividades do dia com uma contação de história, que as crianças adoraram. A história contada foi "Generosidade" da coleção "O que cabe no meu mundinho?".


Após a historinha, vários questionamentos e reflexões foram realizados. E, para a encenação da história, as bolsistas criaram um cenário, no qual utilizaram os emoticons de pelúcia, também criados por elas.
A cada situação contada da história, que remetia a algum sentimento, as pibidianas mostravam o emoticon referente ao mesmo. Por exemplo, quando os amigos brigaram, o emoticon de tristeza era demonstrado, para, assim, os pequenos irem fazendo as relações das situações cotidianas com os seus próprios sentimentos.



Após, em círculo, foi realizada uma brincadeira que foi chamada pelas pibidianas  de: Que emoticon eu peguei? Na roda, cantaram várias músicas, enquanto os emoticons iam passando e, quando a música parava, os alunos tinham que definir qual era o sentimento do emoticon.
 

As crianças também precisavam refletir e expressar verbalmente sobre o que aquele sentimento lembrava para eles e, depois, atuar, encenando o determinado sentimento com os colegas numa brincadeira.
 Depois das atividades propostas, as acadêmicas deixaram as crianças manusear e brincar livremente com os instrumentos utilizados. E o que é impressionante para as pibidianas são as devidas relações referentes às expressões de sentimentos que os pequenos já estão realizando!

 

Para Johann Goethe, “(...) onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma".

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Expressando emoções

 Na última terça-feira, dia 1º de novembro, as pibidianas Deise, Priscila e Carine surpreenderam as crianças do Maternal I na EMEI Azaleia, levando almofadas de alguns emoticons que representam sentimentos, tais como: alegria, tristeza, medo, susto, raiva, amor.


Partindo dessas expressões emocionais, as crianças foram convidadas a expressarem emoções em frente ao espelho. Primeiramente, a que estavam sentindo no momento, depois, através da imitação de diversas expressões faciais emocionais.


Aprender a expressar emoções é uma forma eficaz de se relacionar socialmente e de se ter o domínio sobre as próprias emoções. 


As crianças pequenas, muitas vezes, não sabem direito o que estão sentindo, pois esta é uma aprendizagem que se constrói pouco a pouco. Por isso, o projeto com as crianças do Maternal é muito importante! A inteligência emocional ajuda a criança a expressar de melhor forma aquilo que sente e pensa.



Após a primeira atividade com os emoticons, cada uma pôde confeccionar uma máscara com mosaico, expressando diferentes sentimentos.




quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Vamos aprender a cooperar, galerinha?

Na última aula do projeto “Turminha das boas atitudes”, as pibidianas Vanessa e Elisane iniciaram a aula com a contação da história “Respeite os outros”. De uma forma participativa e reflexiva, ao ler a história, as pibidianas indagavam as crianças sobre os aspectos abordados na história.


Este é um modo muito interessante de fazer com que as crianças aprendam a  respeitar os colegas e cooperar com outros. 

Em seguida, realizaram uma brincadeira bem divertida. As crianças precisavam segurar nas pontas de um lençol e não deixar nenhum balão cair em um buraco que havia nele. Exercitar a cooperação, através de atividades lúdicas, ajuda as crianças aprenderem a se socializar. 
Esta atividade foi uma festa e todos ficaram muito atentos e se ajudando mutuamente para atingir seu objetivo. Depois, cada um recebeu um balão para brincar e dançar livremente.

O sexto dia de criação e a história "A arca de Noé"

As pibidianas Beatriz e Silvana estão quase finalizando um lindo projeto na EMEI Azaleia.


Elas iniciaram o sexto dia de aplicação do projeto, recordando com os alunos, através de questionamentos, o que eles haviam mais gostado das atividades das aulas anteriores.


Então, contaram a história do 6º dia de criação do mundo.


Neste dia, Deus criou todos os tipos de animais, Adão e Eva e seus filhos Caim e Abel.


Esta história foi contada através de uma dramatização, usando-se, para isto, fantoches.


Depois disso, iniciaram outra contação de história que as crianças sempre adoram: “A arca de Noé”. 


As crianças adoraram realizar a pintura das máscaras de animais, e, depois, fazer a releitura através de cenas teatrais representando a arca de Noé.



Elas também gostaram muito, no final da aplicação das atividades do dia, de realizar a brincadeira de imitar os sons dos animais e fazer mímicas para que os outros descobrissem qual era o animal imitado.


Upa, upa, meu cavalo!

As pibidianas Luciane e Adriana seguem com o projeto "Animais do Nosso Entorno"  e  o próximo animal escolhido pela turma, para ser pesquisado pelas crianças, foi o Cavalo.

  
Pediu-se para que cada família confecciona-se, juntamente com o seu filho, um cavalo reciclável, para que as crianças realizem um desfile, expressando oralmente o nome de seu cavalo e alguma de suas características.
  

Após os desfiles, as crianças refletiram em conjunto sobre as noções de tamanho, fazendo comparações entre os cavalos e outros animais.
As crianças expressaram, em meio às reflexões coletivas o que já sabiam sobre os cavalos: que eram grandes, fortes, rápidos e usavam ferraduras!


As pibidianas propuseram para a turma um circuito lúdico. Assim, as crianças podiam brincar como se fossem cavalos, realizando, por exemplo, corrida de obstáculo ou, na piscina de bolinhas, haviam figuras de ferraduras e as crianças deveriam encontrá-las.



“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. (Carlos Drummond de Andrade)