sábado, 5 de dezembro de 2015

Culminância do projeto sobre expressão de sentimentos

As pibidianas Franciele Panzenhagem e Raquel proporcionaram momentos de aprendizagem e ludicidade para as crianças da turma do Pré da escola Bem Me Quer.


 Como penúltima aplicação do plano de aula do projeto sobre "expressão de sentimentos", brincaram de "Cabra Cega" com as crianças, adaptando-a de acordo com o projeto em jogo. 


A brincadeira consistiu em fazer a rodinha e uma criança foi escolhida para ser vendada. Antes, ela deveria escolher um colega, para adivinhar, com os olhos vendados, através apenas do som de gargalhadas ou expressões de espanto, tristeza, etc., onde estava o colega. 


Desse modo, as crianças puderam expressar novamente sentimentos, através da expressão vocal e corporal.



Essa dinâmica foi muito valiosa, pois, além de ser  importante resgatar brincadeiras do passado, as crianças se divertiram muito, expressando, de forma catártica, sentimentos, através de suas representações! 


E, para encerrar esse projeto tão lindo, as acadêmicas bolsistas, através da dinâmica do livro oculto, contaram a história “Hora da abraço”, de Gabriele Antonini.


Foi um momento que despertou muita curiosidade. 


As crianças ficaram encantadas e, ao mesmo tempo, muito curiosas, pois nunca haviam escutado uma história sem ver a capa e as figuras do livro.


 Ao escutar a história oculta, as crianças utilizaram massinhas de modelar para formar/criar/inventar os personagens da história oculta.


Após esse momento, surgiu uma conversação bem espontânea sobre a importância de demonstrarmos nossos sentimentos, bem como respeitar o do próximo, procurando-se resgatar as aprendizagens das crianças durante todo a aplicação do projeto.


E nada melhor do que realmente praticar tudo o que foi aprendido!!


 Para isso, as Pibidianas convidaram as crianças para passar nas outras turmas e escolher colegas para abraçá-los, demostrando o respeito e o carinho pelas demais crianças da escola, e também pelas professoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário