terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Improvisar, atuar, dançar e brincar no Jardim!

 

Dando continuidade ao projeto Momentos de diversão no Jardim: resgatando brinquedos e brincadeiras antigas, que ocorreu na EMEI Bem Me Quer, as acadêmicas bolsistas Elisete, Lisandra Hack e Viviane realizaram uma dinâmica na qual executaram um jogo de improvisação com as crianças.


Ao som da música Montanha (extraída do CD A harmonia do Feng Shui) a sala se transformou numa grande floresta. Neste faz de conta, as crianças eram bichinhos e estavam dormindo. Aos poucos acordaram. Primeiramente eram coelhos e andaram com pulos pequenos. Depois, foram cangurus e pularam pela floresta com saltos bem grandes. E assim seguiram improvisando, ampliando os limites da criação e se envolvendo na ação. 


As acadêmicas bolsistas escolheram estes elementos, pelo fato do improviso ser considerado um recurso de interpretação que demonstra a espontaneidade dos pequenos atores nas ações dramáticas. 


Em seguida, pedaços de tecidos foram distribuídos e, ao som da música Sabiá lá na gaiola (adaptação de Oswaldinho do Acordeon), pedimos que as crianças dançassem, jogando os tecidos para cima e os pegassem de volta, cada vez com uma parte do corpo. Exemplo: com a cabeça, com o braço, com o pé, com as mãos, etc. Visando facilitar o aprendizado e despertar o interesse e a motivação dos alunos, utilizamos o lenço como ferramenta para o desenvolvimento psicomotor, despertando a curiosidade e atenção pela atividade.


E, para finalizar, uma brincadeira com balões e com música, para o reconhecimento das possibilidades e limites do seu corpo a partir do movimento expresso na dança. As acadêmicas bolsistas distribuíram um balão para cada criança encher. 


À medida que as crianças encheram os balões, também foram trabalhados os conceitos de inspiração e expiração. Com os balões cheios, solicitamos que as crianças jogassem os balões para cima e depois os deslocassem pelo corpo, ao ritmo da música Cai-cai balão (adaptação da Banda Mantiqueira). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário