Nesta sexta feira, as
bolsistas acadêmicas Priscila e Janaína abordaram, de forma dinâmica,
divertida, criativa e cooperativa, as ciências e a matemática.
Iniciaram as atividades pedindo para as crianças
realizarem a classificação de alguns animais.
Propuseram, em seguida, um
boliche matemático, trabalhando Adição e ordenação e questões
matemáticas. Nos pinos haviam números colados. As brincadeiras são formas
significativas de introduzir para as crianças noções matemáticas.
Os alunos, ao derrubarem
os pinos, eram convidados a somarem as quantidades de pinos derrubados, e
também os números que havia em cada pino. As crianças puderam brincar em
duplas.
Depois, as acadêmicas bolsistas iniciaram a
dança das cadeiras, mas de forma diferenciada e criativa: foram colocadas
máscaras de animais nas cadeiras e a exclusão, ao cessar a música, não era
das crianças, mas sim, das cadeiras!
Cada aluno iria ajudando outro
da forma que pudessem todos sentar.
Também brincamos de “Stop
com os animais”: cada aluno escolheria um animal pra ser e, em seguida, o
colega jogava a bola para cima e chamava por um animal. Ao pegar a bola, o
aluno gritaria Stop, e todos deveriam virar estátuas. Depois, a brincadeira
reiniciava.
Finalizado a tarde produtiva
e divertida, as pibidianas realizaram dinâmicas corporais, para desenvolver a
cooperação e a expressão corporal dos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário