quinta-feira, 16 de junho de 2016

Aprendendo com os animais

Nesta sexta feira, as bolsistas acadêmicas Priscila e Janaína abordaram, de forma dinâmica, divertida, criativa e cooperativa, as ciências e a matemática.

 

Iniciaram  as atividades pedindo para as crianças realizarem a classificação de alguns animais.


Propuseram, em seguida, um boliche matemático, trabalhando Adição  e ordenação e questões matemáticas. Nos pinos haviam números colados. As brincadeiras são formas significativas de introduzir para as crianças noções matemáticas.


Os alunos, ao derrubarem os pinos, eram convidados a somarem as quantidades de pinos derrubados, e também os números que havia em cada pino. As crianças puderam brincar em duplas.


Depois, as acadêmicas bolsistas iniciaram a dança das cadeiras, mas de forma diferenciada e criativa: foram colocadas máscaras de animais nas cadeiras e a exclusão, ao cessar a música, não era das crianças, mas sim, das cadeiras!
Cada aluno iria ajudando outro da forma que pudessem todos sentar.


Também brincamos de “Stop com os animais”: cada aluno escolheria um animal pra ser e, em seguida, o colega jogava a bola para cima e chamava por um animal. Ao pegar a bola, o aluno gritaria Stop, e todos deveriam virar estátuas. Depois, a brincadeira reiniciava.


Finalizado a tarde produtiva e divertida, as pibidianas realizaram dinâmicas corporais, para desenvolver a cooperação e a expressão corporal dos pequenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário