quinta-feira, 16 de junho de 2016

Olha lá no céu da Bem Me Quer, quantos aviões!


Finalizando o projeto “Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar”, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer com a turma do Jardim, a acadêmica bolsista Viviane propôs ao grupo brincar de avião. As crianças imitaram o avião com os braços abertos, numa brincadeira muito divertida: nós vamos voar pela sala, bem devagarinho, agora vamos voar bem rápido, voar bem alto, na ponta dos pés, bem baixinho, agachados até deitar de bruços e o avião pousar.

  
Em seguida, a turma construiu aviões com jornal e observou como cada um voava: alto, rápido, baixo, caía logo, voava para longe, girava, etc. Foram produzidos modelos diferentes para garantir a diversidade de vôos, aproximando as descobertas das crianças aos conteúdos de matemática e física.


Depois, a turma brincou de Adivinha onde vai cair? – Essa brincadeira consistia em lançar os aviões de dobradura pelo ar, com o objetivo de acertar onde o avião iria cair. As professoras enfileiraram três almofadas de cores diferentes e, antes de lançar, a criança precisava dizer em qual cor o avião cairia.


Apesar de poucos alunos conseguirem fazer o seu avião acertar o pouso, era necessário justificar o que não deu certo e criar novas hipóteses para serem colocadas em prática em uma nova decolagem.


Também fizeram um avião colando prendedor de roupas de madeira e palito de picolé. Pintaram com caneta hidrocor. Com esta atividade foi possível abordar o valor do resgate dos brinquedos antigos. 


Um brinquedo feito por nós mesmos será sempre único, enquanto que os produzidos na indústria incentivam o consumismo e trazem sempre o mesmo padrão estético.



Para finalizar o momento de continuar construindo novas aprendizagens, as crianças brincaram livremente com os aviões, já que brincando, a imaginação cria asas! É através das brincadeiras que se começa a aprender sobre o mundo e a realidade que nos cerca. Brincar sempre fez parte do aprendizado e crescimento infantil, além de proporcionar prazer e diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário