sexta-feira, 10 de junho de 2016

Entre flautistas e bailarinos: muita diversão, expressão e aprendizagem!

Continuando com o projeto “ A arte na educação infantil: o corpo em movimento”, no dia 20 de maio, as acadêmicas bolsistas iniciam a aula com a turma sentada em rodinha.
Num primeiro momento, elas contam a história “O Flautista de Hamelin” para a turma, perguntando para a criançada o que eles acharam da história, se gostaram ou não,e questionando sobre alguns detalhes da mesma.

 

 Em seguida, as pibidianas fazem suspense sobre a surpresa que elas trouxeram para a turma, questionando as crianças sobre quem iria visitá-los.
Então, umas das acadêmcias convida o Flautista para entrar e a turma convida-o para tocar algumas músicas. Ele entra e se apresenta para as crianças, e começa a tocar algumas músicas com a flauta. Em seguida, o flautista conta como aprendeu a tocar o instrumento


Num terceiro momento, uma das pibidianas apresenta para a turma uma caixa, questionando sobre o que haveria dentro dela. Muitos comentam que poderiam ser os ratos da história!
Então, uma das pibidianas mostra a caixa para apenas uma das crianças, a qual grita para os demais colegas que são instrumentos musicais!
Neste momento, a acadêmica bolsista conversa com a turma e explica que esses são instrumentos de sopro, e passa a caixa para que cada criança escolha um deles e, com isto, todos exploram os materiais sonoros, junto ao flautista! Quanta diversão!!


Seguindo com o projeto “ A arte na educação infantil: o corpo em movimento” , no dia 02 de junho as pibidianas iniciam a aula com apenas uma das pibidianas conversando com a turma, comentando que nesse dia é apenas uma delas, e que a outra não pode vir, mas que trouxe surpresa para a turma. 


Então, a próxima pibidiana entra na sala vestida de palhaço, perguntando para a turma se eles tinham visto alguma bailarina andando por aí.


As crianças responderam em coro: “Não”. 
Assim, a acadêmica bolsista que não estava fantasiada foi chamar a bailarina.


Num segundo momento, a bailarina entra, apresenta-se e conversa com as crianças, ensinando-as alguns passos de ballet. 

Após treinarem um pouco, ela coloca uma música para a turma dançar junto, depois, explica mais alguns passos e coloca mais uma música.


No terceiro momento, as pibidianas distribuem para a turma pau de fita e colocam a música “O palhaço e a bailarina”, de Cecília Cavallieri França, para as crianças perceberem os diferentes andamentos musicais (lento e rápido), sendo que quando era o palhaço, eles dançavam mais rápido e quando a música ralentava o andamento, eles dançavam como a bailarina.


Após as atividades, a turma sentou em rodinha e uma das pibidianas perguntou se tinham gostado da nossa visita, do palhaço e da bailarina. As crianças responderam animadamente que sim, então, o palhaço distribuiu balas para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário