Continuando
com o projeto “ A arte na educação infantil: o corpo em movimento”, no dia 20 de
maio, as acadêmicas bolsistas iniciam a aula com a turma sentada em rodinha.
Num primeiro momento, elas contam a história “O Flautista de Hamelin” para a turma,
perguntando para a criançada o que eles acharam da história, se gostaram ou não,e questionando sobre alguns detalhes da mesma.
Em
seguida, as pibidianas fazem suspense sobre a surpresa que elas trouxeram para a
turma, questionando as crianças sobre quem iria visitá-los.
Então, umas das acadêmcias convida o Flautista para entrar e a turma
convida-o para tocar algumas músicas. Ele entra e se apresenta para as crianças, e
começa a tocar algumas músicas com a flauta. Em seguida, o flautista conta como
aprendeu a tocar o instrumento
Num terceiro momento, uma das pibidianas apresenta para a turma uma
caixa, questionando sobre o que haveria dentro dela. Muitos comentam que poderiam ser os ratos da história!
Então, uma das pibidianas mostra a caixa para apenas uma
das crianças, a qual grita para os demais colegas que são instrumentos musicais!
Neste momento, a acadêmica bolsista conversa com a turma e explica que esses são instrumentos de sopro, e
passa a caixa para que cada criança escolha um deles e, com isto, todos exploram os materiais sonoros, junto ao flautista! Quanta diversão!!
Seguindo com o projeto “ A arte na
educação infantil: o corpo em movimento” , no dia 02 de junho as pibidianas iniciam
a aula com apenas uma das pibidianas conversando com a turma, comentando que
nesse dia é apenas uma delas, e que a outra não pode vir, mas que trouxe
surpresa para a turma.
Então, a próxima pibidiana entra na sala vestida de
palhaço, perguntando para a turma se eles tinham visto alguma bailarina andando
por aí.
As crianças responderam em coro: “Não”.
Assim, a acadêmica bolsista que
não estava fantasiada foi chamar a bailarina.
Num segundo momento, a bailarina entra,
apresenta-se e conversa com as crianças, ensinando-as alguns passos de ballet.
Após treinarem um pouco, ela coloca uma música para a turma dançar junto,
depois, explica mais alguns passos e coloca mais uma música.
No terceiro momento, as pibidianas
distribuem para a turma pau de fita e colocam a música “O palhaço e a bailarina”,
de Cecília Cavallieri França, para as crianças perceberem os diferentes
andamentos musicais (lento e rápido), sendo que quando era o palhaço, eles
dançavam mais rápido e quando a música ralentava o andamento, eles dançavam como
a bailarina.
Após as atividades, a
turma sentou em rodinha e uma das pibidianas perguntou se tinham gostado da
nossa visita, do palhaço e da bailarina. As crianças responderam animadamente que
sim, então, o palhaço distribuiu balas para todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário