quinta-feira, 30 de junho de 2016

Volpi e a cultura popular: tudo a ver com Festa de São João!


As pibidianas Carine, Andrea e Evandra aplicaram sua última atividade do projeto "Pequenos artistas, grandes conquistas", projeto através do qual elas trabalharam alguns pintores com os alunos, mostrando suas carreiras e obras.


E neste último dia de aplicação, as meninas apresentaram às crianças o artista Alfredo Volpi, pintor modernista ítalo-brasileiro, contando a história de sua vida e mostrando suas obras, várias com alusão às bandeirinhas que ornamentam as Festas Juninas.


As obras encantaram as crianças, pois são muito coloridas e cheia de formas diferentes.


Assim, além de realizarem apreciações ativas, analisando cada obra, as crianças tiveram a oportunidade de exercitarem a matemática, contando a quantidade de bandeirinhas na obra do pintor, diferenciando e quantificando as cores e as formas, e, também, diferenciando os tamanhos das figuras, entre outras ações.


A partir destas ações, as crianças puderam se inspirar nas obras de Volpi, criando as suas próprias obras, o que oportunizou as primeiras experiências com a tesoura, recortando as bandeirinhas de São João.  Após recortarem as suas bandeirinhas, puderam colori-las e colarem numa folha.


As crianças ficaram muito satisfeitas e felizes com o resultado de seus trabalhos, querendo tirar fotos com suas obras finalizadas! Afinal, as obras de Volpi tem tudo a ver com este momento de festejos de São João!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário