Dando continuidade ao projeto “Na terra, na
água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar”, que está
ocorrendo na EMEI Bem Me Quer com a turma do Jardim, a acadêmica bolsista
Viviane contou o poema Barquinho de papel, de José Ribeiro de
Oliveira.
Sabe-se que a
leitura faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na
era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de
fantásticas aventuras e encantam todas as idades.
Por isso, o poema
foi escolhido para introduzir as crianças na temática do barco, além de
permitir aos alunos entrar nesse maravilhoso mundo da leitura.
Em seguida,
brincamos de remador: a turma foi dividida em duplas, cada dupla sentou-se de pernas abertas, viradas de frente uma
para outra. As crianças deram as mãos e começaram a brincadeira.
Uma puxava a outra em sua direção, se alternando
para frente e para trás, cantando a cantiga Rema, rema, remador.
Depois, confeccionamos barcos com dobraduras de papel.
Alguns experimentaram imitar os movimentos da dobradura, outros preferiram a
ajuda da acadêmica bolsista.
Também cantamos a canção Balança o
barquinho, de Carmem Rocha, desenvolvendo uma dinâmica de balançar os
barquinhos de dobradura em uma rede, improvisada com TNT, desenvolvendo a
pulsação.
Colocamos os
barquinhos em bacias com água e os assopramos com canudinhos.
Depois de explorar o movimento dos barcos, vamos
apostar uma corrida? Quem assopra mais forte? Um jogo simples e
competitivo entre os participantes e ensinou para as crianças que perder ou
ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo
em comum.
Para finalizar,
uma atividade direcionada aos “pequenos cientistas”: ainda utilizando as bacias
com água, observamos como os
barquinhos flutuam.
Depois, outros
objetos foram distribuídos, como colher de metal, colher de plástico, bloco de
madeira, bloco de plástico, pregador de roupa, penas, pedras, folha seca, lápis, tampas, bolinha
de papel, areia e copos plásticos.
Os alunos exploraram as possibilidades
da água e dos objetos, e construíram as hipóteses do que afunda ou flutua. É
claro que os conceitos de densidade são complicados para alunos da educação
infantil, por isso, destacou-se apenas que o objeto flutuava ou não de acordo
com sua densidade:
- Densidade
maior: objeto mais pesado
- Densidade
menor: objeto mais leve
Neste caso, a densidade do objeto foi comparada com
a da água.
Experiências só em laboratório é um mito pedagógico
para Beatriz Santomauro:
“Aula prática não depende de equipamentos de alta tecnologia. Com
material alternativo também é possível produzir experimentos que levam à
construção de conceitos pelos alunos. Observações de fenômenos podem ser feitas
no pátio da escola ou na vizinhança” (SANTOMAURO, 2014).
Referências
SANTOMAURO, Beatriz. O que ensinar em
Ciências. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/curiosidade-pesquisador-425977.shtml>.
Acesso em: 14 mar. 2014.
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