quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aprendendo a respeitar e se expressar artisticamente


    E foi com muita alegria que as pibidianas Andrea, Deise e Lisandra deram início ao projeto "Aprendendo a respeitar e se expressar artisticamente", na EMEI Alice Maciel.
 
 
 Apesar do dia chuvoso, que impediu as pibidianas de usarem a tela/lousa de artes no pátio da escola, elas realizaram as atividades dentro da sala mesmo. 
 
 
As acadêmicas bolsistas fizeram uma contação de história, com a ajuda de slides que contava a trajetória de um menino que criou várias artes através de um desenho inicial "O ponto". 
 
 
Os alunos demonstraram muito interesse pelo assunto. As pibidianas, então, resolveram propor às crianças para brincarem de artistas e criar vários desenhos que representassem o que é a Arte.
 
 
Todos descobriram que o corpo humano também pode expressar Arte. 
 
 
 
A turma, em círculo, realizou várias combinações e, com este ponto de partida, alguns alunos notaram que o círculo era um grande ponto, igual ao da história. 
 
 
Então, criaram pontos grandes e pequenos com o próprio corpo. Foi de grande significado a reflexão destes alunos. As crianças puderam expressar-se artisticamente de forma livre, explorando o espaço da sala de aula, monitoradas pelas acadêmicas bolsistas Pibid.
 
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problema."Jean Piaget

Nenhum comentário:

Postar um comentário