quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Brincar e o Desenvolvimento Moral da Criança

A indisciplina é um tema que afeta todos os ambientes escolares. 
Na Educação Infantil, não é diferente!


Será que brincando as crianças podem desenvolver sua moralidade e gerar laços sociais mais saudáveis?


Com esta pergunta em mente, realizamos, na última sexta-feira, uma oficina sobre o Brincar e o Desenvolvimento Moral da Criança.


Depois de refletirmos teoricamente sobre a gênese do desenvolvimento moral, e sobre o papel do brincar neste processo, criamos esquetes para encenar os corriqueiros conflitos que ocorrem no cenário da Educação Infantil e suas possíveis soluções.


Foram momentos reflexivos e muito divertidos, cujas pibidianas simularam cenas do cotidiano da Educação Infantil, procurando solucionar conflitos. 


As acadêmicas bolsistas esbanjaram criatividade na realização dos esquetes!!


É sempre importante conhecer a psicologia da criança para poder adotar condutas pertinentes, a fim de proporcionar uma socialização saudável para os pequenos.


O que fazer quando elas mordem ou machucam um colega? Por que fazem isto? 


Como agir quando a criança chega na etapa de adaptação escolar com seu "objeto transicional", ou seja, não quer largar seu bico ou seu bichinho de pelúcia, ou mesmo seu paninho? 


O que fazer quando a criança chama atenção o tempo todo, não participando das atividades?


E o que se faz quando duas crianças brigam por um brinquedo? 


Estas foram algumas das questões que as acadêmicas procuraram solucionar e demonstraram através de seus esquetes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário