A indisciplina é um tema que afeta todos os ambientes escolares.
Na Educação Infantil, não é diferente!
Será que brincando as crianças podem desenvolver sua moralidade e gerar laços sociais mais saudáveis?
Com esta pergunta em mente, realizamos, na última sexta-feira, uma oficina sobre o Brincar e o Desenvolvimento Moral da Criança.
Depois de refletirmos teoricamente sobre a gênese do desenvolvimento moral, e sobre o papel do brincar neste processo, criamos esquetes para encenar os corriqueiros conflitos que ocorrem no cenário da Educação Infantil e suas possíveis soluções.
Foram momentos reflexivos e muito divertidos, cujas pibidianas simularam cenas do cotidiano da Educação Infantil, procurando solucionar conflitos.
As acadêmicas bolsistas esbanjaram criatividade na realização dos esquetes!!
É sempre importante conhecer a psicologia da criança para poder adotar condutas pertinentes, a fim de proporcionar uma socialização saudável para os pequenos.
O que fazer quando elas mordem ou machucam um colega? Por que fazem isto?
Como agir quando a criança chega na etapa de adaptação escolar com seu "objeto transicional", ou seja, não quer largar seu bico ou seu bichinho de pelúcia, ou mesmo seu paninho?
O que fazer quando a criança chama atenção o tempo todo, não participando das atividades?
E o que se faz quando duas crianças brigam por um brinquedo?
Estas foram algumas das questões que as acadêmicas procuraram solucionar e demonstraram através de seus esquetes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário