sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vamos aprender a expressar sentimentos?


As Pibidianas Raquel e Franciele estão em pleno desenvolvimento de um projeto sobre expressão de sentimentos.


Iniciaram as atividades passando "A caixa dos sentimentos ". 


Nela constavam vários “emotions” (figuras) que expressavam diversos sentimentos.


A caixa passou de mão em mão ao som de uma canção.


Cada criança, ao parar a música, podia pegar de dentro da caixa surpresa uma figura e expressá-la com seu próprio rosto. 


Os demais precisava adivinhar qual o sentimento expresso pelo colega.



Depois, as acadêmicas bolsistas mostraram às crianças a pintura do quadro  Monalisa (pintor: Leonardo da Vinci). 


Após esse momento, foi proporcionada a exploração do quadro, através da tentativa de representação corporal de cada criança, gerando um novo sorriso para  a Monalisa, expressando a emoção que estava sentindo no momento.


Quanta diversão e criatividade destes pequenos! Olhem como eles representaram!



Este projeto Brincando e aprendendo através das descobertas dos sentimentos teve início na semana anterior, quando as acadêmicas bolsistas Franciele e Raquel proporcionaram uma dinâmica musical, a partir da apreciação ativa sobre a música Koi Txangaré, através da qual as crianças falaram sobre seus sentimentos ao escutá-la. 
Esta canção é indígena e provoca diferentes sensações, pois refere-se a rituais antropofágicos. 
Foram inúmeros os relatos: tristeza, felicidade, alegria, hilário, etc. 
No segundo momento deste mesmo encontro foi realizada uma atividade com balões. 
Foi sugerido às crianças que se posicionassem em forma de círculos. Distribui-se a elas  balões nos quais elas começaram a se auto retratar. 
Ao sinal das pibidianas, as crianças deveriam passar seu balão para o colega do lado, que continuava o auto retrato (por exemplo: olhos, orelha, boca, etc.). 
Ao voltar o balão para o dono, pediu-se para que eles apresentassem a obra final. As acadêmicas bolsistas dialogaram no sentido de que cada desenho de balão era diferente, e instigaram as crianças a refletirem como todos somos também distintos.
Assim, chegaram à conclusão de que cada colega também tem características diferentes e de que todos somos bonitos e devemos nos respeitar mutuamente.
Para finalizar, foi reproduzida uma música e cada criança dançou livremente brincando com seu balão no ritmo da canção, cuidando, ao mesmo tempo, para que seu balão e o do colega não caísse no chão.

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