As Pibidianas Raquel e Franciele estão em pleno desenvolvimento de um projeto sobre expressão de sentimentos.
Iniciaram as atividades passando "A caixa dos
sentimentos ".
Nela constavam vários “emotions” (figuras) que expressavam diversos
sentimentos.
A caixa passou de mão em mão ao som de uma canção.
Cada criança, ao parar a música, podia pegar de dentro da caixa
surpresa uma figura e expressá-la com seu próprio rosto.
Os demais precisava adivinhar qual o sentimento expresso pelo colega.
Depois, as acadêmicas bolsistas mostraram às crianças a pintura do
quadro Monalisa (pintor: Leonardo da Vinci).
Após esse momento, foi
proporcionada a exploração do quadro, através da tentativa de representação corporal de cada criança, gerando um novo sorriso para a Monalisa, expressando a emoção que
estava sentindo no momento.
Quanta diversão e criatividade destes pequenos! Olhem como eles representaram!
Este
projeto Brincando e aprendendo através das descobertas dos
sentimentos teve início na semana anterior, quando as acadêmicas
bolsistas Franciele e Raquel proporcionaram uma dinâmica musical, a partir da apreciação ativa sobre a música Koi Txangaré, através
da qual as crianças falaram sobre seus sentimentos ao escutá-la.
Esta canção
é indígena e provoca diferentes sensações, pois refere-se a rituais
antropofágicos.
Foram inúmeros
os relatos: tristeza, felicidade, alegria, hilário, etc.
No segundo
momento deste mesmo encontro foi realizada uma atividade com balões.
Foi
sugerido às crianças que se posicionassem em forma de círculos. Distribui-se a
elas balões nos quais elas começaram a se auto retratar.
Ao sinal
das pibidianas, as crianças deveriam passar seu balão para o colega do lado,
que continuava o auto retrato (por exemplo: olhos, orelha, boca, etc.).
Ao voltar
o balão para o dono, pediu-se para que eles apresentassem a obra final. As
acadêmicas bolsistas dialogaram no sentido de que cada desenho de balão era
diferente, e instigaram as crianças a refletirem como todos somos também
distintos.
Assim,
chegaram à conclusão de que cada colega também tem características diferentes e de
que todos somos bonitos e devemos nos respeitar mutuamente.
Para
finalizar, foi reproduzida uma música e cada criança dançou livremente
brincando com seu balão no ritmo da canção, cuidando, ao mesmo tempo, para que
seu balão e o do colega não caísse no chão.
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