quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Culminância do projeto "O Palhaço e a Bailarina"

As acadêmicas Beatriz, Regina e Franciele terminaram o projeto "O palhaço e a Bailarina" , realizado na EMEI Alice Maciel, com um passeio até uma instituição que abriga pessoas que não tem onde morar, levando donativos.


Durante o percurso até o albergue, as crianças se divertiram muito, pois o palhaço Alegria sorria e cumprimentava a todos os que passavam! 
As crianças o questionaram: - Por que você está dando oi para todo mundo? E ele respondeu: - Porque devemos ser simpáticos com todas as pessoas. 


Todo mundo gosta de um sorriso, não é mesmo?? Com ações concretas, as acadêmicas, durante todo o projeto, demonstraram como devemos agir em relação aos outros, controlando emoções, sendo otimistas, cuidando dos outros, expressando sentimentos, entre várias maneiras de agir socialmente!


Ao retornarem à escola, depois do passeio, realizaram um lindo teatro na EMEI Alice Maciel, apresentando-se para toda a escola.


Para comemorar a passagem dos palhaços e da bailarina pela escola, e todas as aprendizagens do mês, realizou-se na escola uma Festa à Fantasia! 
Enquanto o palhaço Alegria pintava o rostinho dos pequenos, a Bailarina e o palhaço Sorriso ajudaram os pequenos a vestirem suas fantasias. Depois, todos dançaram e brincaram até chegar o momento da despedida. 


O palhaço Alegria ficou um pouquinho mais com as crianças. É difícil a despedida, e eles sempre querem que as acadêmicas fiquem um pouco mais, então, o palhaço Alegria sentou-se no chão e conversou com as crianças, explicando que logo viriam outros personagens. Suavemente, despediu-se.
É preciso ser sensível às emoções e sentimentos das crianças. Uma boa professora sabe disto! 
Para as pibidianas Regina, Beatriz e Franciele, foram momentos marcantes que jamais serão esquecidos, aprendizagens que levarão para toda a vida, pois aprenderam muito com os pequenos!


Demonstrando sentimentos através de sorrisos ou choros, de expressões de raiva ou mansidão, agem naturalmente, e é necessário que o docente interprete estas formas que a criança tem de demonstrar o que está sentindo.

Conforme Aparecida da Silva, (2011, p. 15)
A IEI deve ser um lugar divertido, de criação, cuidado, acolhida, investigação e aprendizagem. Nela caminham juntos o educador e o cuidar; o brincar e o aprender. E não se separam o corpo e a mente, a razão e a emoção. É um lugar preparado por professores, coordenadores e diretores dedicados e estudiosos, para a criança viver a sua infância, brincar, aprender com os colegas, conviver e ser feliz.


No universo infantil, somos meros coadjuvantes. O personagem principal sempre será a criança. Então, que a inocência existente no olhar de cada pequenino possa tornar-nos adultos melhores e capazes de dar bons exemplos, pois somente o amor é capaz de transformar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário