domingo, 14 de dezembro de 2014

Diferenciando os parâmetros do som e desenvolvendo o ritmo dos bebês

A instalação criada pelas acadêmicas da Pedagogia da Faccat, bolsistas Pibid, Lisandra e Viviane, possibilitou várias explorações sonoro-musicais por parte dos bebês da EMEI Pimk.  Elas desenvolveram um "varal de panela", que ficou ao alcance dos pequenos. Neste varal, colocaram panelas, escorredor de macarrão, bacias e jarras. 

No chão, elas disponibilizaram colheres diversas, copos, potes, enfim, utensílios de cozinha que despertam a atenção e a curiosidade dos bebês e deixaram que eles explorassem livremente todos os objetos.
No momento seguinte, as pibidianas convidaram os pequenos para baterem nos acessórios de cozinha, primeiramente fraquinho e depois bem forte, bem rápido e depois bem devagar, desenvolvendo a diferenciação das intensidades e dos andamentos.
No último momento realizaram a brincadeira da “estátua”. As acadêmicas chamaram os bebês para dançar e se movimentar enquanto a música tocava. Quando a música parava, eles deveriam ficar parados como estátuas, até que o som da música recomeçasse, desenvolvendo assim a noção de ritmo e pausa musical, som e silêncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário