As pibidianas Franciele, Beatriz e Regina estão muito
surpresas com as aprendizagens feitas pelos pequenos de 2 e 3 anos da EMEI
Alice Maciel.
Num primeiro momento, expressando diversos sentimentos, fizeram várias caretas para o Palhaço desenhar.
Então, veio a caminhada solidária, cujas crianças
deveriam conduzir os colegas vendados pelo pátio da escola.
Todos queriam participar! Na primeira caminhada, na
qual tinham que dar uma volta no pátio e controlar a ansiedade para não correr,
as crianças conseguiram se regular. Na segunda parte, gostaram mais ainda da
parte de vendar os olhos e ser conduzido ou conduzir o coleguinha vendado.
Tambem realizaram
um dança diferente: em pares, deveriam ajudar um ao outro para não deixarem a
bolinha cair! Foi divertido, mas somente algumas participaram, pois o que elas
queriam mesmo era brincar livremente com as bolinhas.
Os professores
precisam compreender que as crianças da Educação Infantil ainda são bem
pequenas para jogos de regra. É possível, aos poucos, introduzi-los, mas se o
docente percebe que as crianças não se concentram ou se desinteressam ou ainda
não conseguem dar conta das tarefas, é importante uma flexibilização no
planejamento, assim como fizeram as pibidianas.
Os palhaços Alegria
e Sorriso brincaram junto às crianças, procurando fazer com que todos
participassem das atividades propostas.
Segundo Munhoz Maluf (2009, p. 45)
Antes de aplicar uma atividade
lúdica, o educador deve saber criar, organizar, agir, mostrar, ajudar e avaliar
a atividade proposta. As atividades lúdicas planejadas devem fundar-se nas
necessidades e interesses das crianças, pois elas são insaciáveis para
descobrir, conhecer e indagar. As crianças interessam-se rapidamente e anseiam
por expor sua desenvoltura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário