terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Observação V: O Palhaço e a Bailarina


 As pibidianas Franciele, Beatriz e Regina estão muito surpresas com as aprendizagens feitas pelos pequenos de 2 e 3 anos da EMEI Alice Maciel.


Num primeiro momento, expressando diversos sentimentos, fizeram várias caretas para o Palhaço desenhar.


Então, veio a caminhada solidária, cujas crianças deveriam conduzir os colegas vendados pelo pátio da escola.


Todos queriam participar! Na primeira caminhada, na qual tinham que dar uma volta no pátio e controlar a ansiedade para não correr, as crianças conseguiram se regular. Na segunda parte, gostaram mais ainda da parte de vendar os olhos e ser conduzido ou conduzir o coleguinha vendado.


Tambem realizaram um dança diferente: em pares, deveriam ajudar um ao outro para não deixarem a bolinha cair! Foi divertido, mas somente algumas participaram, pois o que elas queriam mesmo era brincar livremente com as bolinhas.


Os professores precisam compreender que as crianças da Educação Infantil ainda são bem pequenas para jogos de regra. É possível, aos poucos, introduzi-los, mas se o docente percebe que as crianças não se concentram ou se desinteressam ou ainda não conseguem dar conta das tarefas, é importante uma flexibilização no planejamento, assim como fizeram as pibidianas.


Os palhaços Alegria e Sorriso brincaram junto às crianças, procurando fazer com que todos participassem das atividades propostas.


Segundo Munhoz Maluf (2009, p. 45)
Antes de aplicar uma atividade lúdica, o educador deve saber criar, organizar, agir, mostrar, ajudar e avaliar a atividade proposta. As atividades lúdicas planejadas devem fundar-se nas necessidades e interesses das crianças, pois elas são insaciáveis para descobrir, conhecer e indagar. As crianças interessam-se rapidamente e anseiam por expor sua desenvoltura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário