Os bebês aprendem muitas coisas em suas interações com o meio
ambiente. Neste primeiro momento de vida constroem esquemas mentais capazes de
progressivamente desenvolverem seu conhecimento lógico
matemático. Aprender sobre cores, sons, classificar por identificações
possíveis alguns objetos são ações importantes na primeira infância.
Na segunda etapa do projeto que as pibidianas Lisandra e Viviane estão
realizando na EMEI Pimk, as seguintes atividades foram realizadas: as
crianças foram sentadas em roda e a professora chegou com um guarda-chuva,
contando uma história inventada por ela. Nesta história, ela caminhava pela
rua, quando, de repente, começa a chover.... Fez então uma chuva de bolinhas
coloridas. Com o
incentivo e ajuda das professoras, as crianças lançavam as bolinhas para dentro
de uma caixa. Assim, foram convidadas a repetir a chuva de bolinhas por várias
vezes, o que fizeram com muita alegria! Algumas ficavam de baixo do
guarda-chuva, com a profe, enquanto outras formavam a chuva com as bolinhas.
Depois que se divertiram com esta atividade, foram dispostas várias caixas de
papelão para que guardassem as bolinhas, classificando-as pela sua cor.
No momento
seguinte, as pibidianas organizaram a turma para ouvirem uma outra
história, também inventada por uma das acadêmicas. Essa história conta que o
vovô colocou laranjas e alface no carro e viajou do sítio para o centro da
cidade. Uma criança colocou um chapéu e fez o papel do vovô da história,
enquanto as outras crianças colocavam as bolinhas laranjas e verdes no carro,
representado por uma caixa. Com a boa entonação de voz, a história ficou ótima
e todos gostaram muito!
Depois, as acadêmicas dispuseram várias caixas de papelão na sala, para
que as crianças manipulassem conforme seus interesses. Ao final, as professoras empurravam
as caixas e todos passearam de carro, cantando várias canções!
"Bi, bi,
“piuíii, tchau-tchau, dirigindo o meu carro, eu vou pegar o trem!" Que
alegria!!! Desse modo, além de contribuir para a construção precoce
lógico-matemática das crianças, as pibidianas continuaram as explorações
sonoro-musicais com os pequenos, ampliando também as possibilidades
imaginativas, criativas, lúdicas e a coordenação motora dos bebês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário