quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

E matemática, os bebês podem aprender???


Os bebês aprendem muitas coisas em suas interações com o meio ambiente. Neste primeiro momento de vida constroem esquemas mentais capazes de progressivamente desenvolverem seu conhecimento lógico matemático. Aprender sobre cores, sons, classificar por identificações possíveis alguns objetos são ações importantes na primeira infância. 
  

Na segunda etapa do projeto que as pibidianas Lisandra e Viviane estão realizando na EMEI Pimk, as seguintes atividades foram realizadas:  as crianças foram sentadas em roda e a professora chegou com um guarda-chuva, contando uma história inventada por ela. Nesta história, ela caminhava pela rua, quando, de repente, começa a chover.... Fez então uma chuva de bolinhas coloridas. Com o incentivo e ajuda das professoras, as crianças lançavam as bolinhas para dentro de uma caixa. Assim, foram convidadas a repetir a chuva de bolinhas por várias vezes, o que fizeram com muita alegria! Algumas ficavam de baixo do guarda-chuva, com a profe, enquanto outras formavam a chuva com as bolinhas. Depois que se divertiram com esta atividade, foram dispostas várias caixas de papelão para que guardassem as bolinhas, classificando-as pela sua cor.  



No momento seguinte, as pibidianas organizaram a turma para ouvirem uma outra história, também inventada por uma das acadêmicas. Essa história conta que o vovô colocou laranjas e alface no carro e viajou do sítio para o centro da cidade. Uma criança colocou um chapéu e fez o papel do vovô da história, enquanto as outras crianças colocavam as bolinhas laranjas e verdes no carro, representado por uma caixa. Com a boa entonação de voz, a história ficou ótima e todos gostaram muito!


Depois, as acadêmicas dispuseram várias caixas de papelão na sala, para que as crianças manipulassem conforme seus interesses. Ao final, as professoras empurravam as caixas e todos passearam de carro, cantando várias canções!
  

"Bi, bi, “piuíii, tchau-tchau, dirigindo o meu carro, eu vou pegar o trem!" Que alegria!!! Desse modo, além de contribuir para a construção precoce lógico-matemática das crianças, as pibidianas continuaram as explorações sonoro-musicais com os pequenos, ampliando também as possibilidades imaginativas, criativas, lúdicas e a coordenação motora dos bebês

Nenhum comentário:

Postar um comentário