domingo, 14 de dezembro de 2014

E a musicalização de bebês continua assim, cada vez mais divertida e interessante!!

Como dá alegria em ver um projeto de musicalização tão lindo sendo desenvolvido com os bebês, como este, que Viviane e Lisandra estão desenvolvendo na escola parceira Pimk!  

As pibidianas iniciaram a aula conversando com os bebês sobre música e os diversos sons. Logo após, apresentaram uma caixa de instrumentos musicais confeccionados com sucatas. 
Em seguida, mostraram para os pequenos uma caixinha de música (modelo onde dança uma bailarina) para que, assim, eles pudessem ouvir diferentes sons. Algumas crianças levantaram da roda dançando como a bailarina. Nesse momento, as acadêmicas agiram a partir de um currículo emergente: conseguiram com a professora regente um CD com músicas clássicas e dançaram com as crianças como se fossem bailarinos. 
No segundo momento, as pibidianas realizaram uma nova instalação na sala, produzindo uma cortina sonora ao alcance dos bebês. Esta cortina era composta por vários objetos: tampinhas de vários tipos e tamanhos, potes variados, pedaços de taquara, garrafinhas pet e CDs velhos. 
Primeiro, as acadêmicas deixaram que as crianças explorassem livremente a cortina, depois disponibilizaram, no chão, colheres de cozinha e rolos de jornal enrolado com fita para baterem nos diferentes objetos da cortina e produzirem diferentes sons. 
Passar entre a cortina, foi o que mais chamou a atenção das crianças! Quando um passava, os outros também queriam passar e produzir o mesmo som. Quanta diversão e exploração sonoro-musical!
Para finalizar, as pibidianas conversaram  com as crianças sobre as aulas do projeto e, em seguida, dançaram mais um pouco como a bailarina da caixinha de música. As crianças ficaram encantadas com as atividades do dia, especialmente com a caixinha de música!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário