quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pensando em proporcionar para a turminha do maternal, que tem em média 3 anos de idade, uma construção significativa do conhecimento musical, as pibidianas Viviane e Lisandra realizaram ações relacionando modos de expressão como a dança, as artes plásticas e o teatro. Desse modo, as acadêmicas incentivaram a expressão dos pequenos através de várias formas de linguagem artística, de modo lúdico, fazendo com que as crianças pudessem ampliar e enriquecer suas experiências estéticas.


É necessário trabalhar a musicalidade em diferentes situações, contemplando a diversidade dos saberes de maneira criativa, divertida e cooperativa, tornando a criança uma participante ativa no processo de aprendizagem.


Em diversos ambientes escolares, a musicalização é trabalhada de maneira limitada, como por exemplo, na transmissão de outros conteúdos, na forma de passatempo e como mecanismo de disciplina para crianças, não se aproveitando a espontaneidade e curiosidade dos alunos para jogos, brincadeiras e expressões criativas.
Sendo assim, este projeto visou a estabelecer diferentes estratégias para o desenvolvimento de atividades sobre o mundo dos sons.


No primeiro momento ocorreu a apresentação das professoras para a turma, seguida de uma roda de conversa. As crianças foram questionadas sobre como acontece a germinação? O que elas sabiam contar sobre o processo de crescimento das plantas? A partir dessas informações, escureceu-se a sala e os alunos foram convidados para que se deitassem no chão, como se fossem sementes na primavera, encenando a História da germinação (inventada pelas professoras). As professoras auxiliaram, movimentando-se e encenando também a história da germinação. 


Foi dito a eles que essas sementes estavam na terra esperando a luz do sol. Neste momento, a sala foi iluminada, pois a luz do sol aquece a terra. Com auxílio do pau de chuva, o som da chuva caindo e assim as sementes começaram a se expandir. Pedimos que as crianças fizessem movimentos lentos e suaves, da plantinha se expandindo, por exemplo, da raiz para baixo e depois o crescimento da planta para cima da terra. As crianças soltaram a imaginação para o surgimento das folhas, das flores, o balanço do vento, as sensações do sol e da chuva, a perda das pétalas e das folhas, o lento murchar e a formação das sementes que foram espalhadas para o nascimento de novas plantas no ano seguinte.


No momento seguinte, ouvimos o pensamento criativo dos alunos, perguntando a eles: Se vocês fossem plantas, onde desejariam morar? Como se alimentariam? Se esconderiam da chuva? De que maneira brincariam? E para dormir, como seria? Após estas inspirações, as crianças desenharam as plantas que imaginaram ser e montou-se um varal para exposição dos desenhos feitos. A música As sementes, de Beto Hermannfoi pensada para finalizar a oficina, pois o tema da música se integra ao que foi desenvolvido nas atividades. As crianças apreciaram a música ativamente, encenando-a. Apareceram sugestões por parte das crianças, que já conheciam a música, como também, as professoras deram ideias neste sentido. Aproveitou-se o momento, deixando que as crianças se envolvessem com a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário