A culminância do projeto realizado pelas pibidianas Priscila, Raquel e Sinara, na EMEI Alice Maciel, deu-se da seguinte forma: já que as crianças, em aulas anteriores, estavam aprendendo a se basear em outros órgãos dos sentidos, como o tato, para aprender sobre as diferentes texturas, que tal continuar com os olhos vendados e realizar outras ações?
As pibidianas iniciaram a terceira e última parte deste projeto relembrando, com as crianças, as ações das aulas passadas.
Em seguida, proporcionaram uma atividade que envolvia obstáculos para serem ultrapassados de olhos vendados, com a ajuda dos colegas. Foram incentivados também a utilizarem bem a audição e escutarem o comando de seus guias.
É muito importante esta experiência para que as crianças videntes, desde cedo, possam se colocar no lugar das pessoas cegas, compreendendo como é importante o auxílio em determinados momentos!
Assim, os pequeninos já aprendem a colaborar, a se solidarizar e exercitam a coordenação motora e a audição precocemente.
Os desenhos feitos na semana anterior foram aproveitados para as crianças montarem, com a ajuda das profes pibidianas, uma estória de varal.
Cada criança pôde expressar suas ideias no momento de apresentar seu próprio desenho, explicando para os demais como havia pensado sobre as diferentes texturas dos tecidos e suas possibilidades de uso.
Os momentos de incentivo à fala das crianças são importantes para desenvolver a expressão oral infantil, a desinibição e a criatividade.
A turma encerrou as atividades satisfeita e cheia de energia, e se despediu das acadêmicas de forma calorosa e muito amigável!
Missão cumprida por este ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário