Dando
continuidade ao projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte
estão em todo lugar, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica
bolsista Viviane relembrou os alunos do ônibus que observamos na nossa
expedição. Que barulho o ônibus faz? Ele carrega muita gente? Vamos brincar de
ônibus?
As
crianças sentaram no chão em duas filas. A seguir, a pibidiana propôs as
seguintes ações para as crianças representarem corporalmente:
- Todos
dentro do ônibus.
- O
ônibus começou a andar (imitam os sons do motor).
- Nossa!
Curva para a esquerda (inclinam o corpo para a esquerda).
- Agora
curva para a direita (se inclinam para a direita).
- A
sinaleira fechou (ficam parados).
- O
calçamento está ruim (ficam se mexendo).
- Os
professores estão na parada de ônibus (embarcam no passeio).
- Um
cachorrinho está atravessando a rua (imitam o barulho do freio e inclinam o
corpo para frente).
- Tem
gente atravessando a rua na faixa de segurança (permanecem parados).
- O
Emanuel foi na livraria (ele saiu do seu lugar e foi até o cantinho da leitura
da sala, pegou um livro e voltou para o ônibus).
- Olha o
sinal vermelho (pararam de novo).
- Olha o
sinal verde (podemos continuar).
- Olha o
túnel (todos se abaixam).
-
Chegamos na Rodoviária (descemos do ônibus).
Ao
dramatizar essa história, os alunos demonstraram que através do teatro somos capazes
de conhecer melhor o nosso corpo,
que podemos contar narrativas em forma de mímica, de gestos e com expressões
faciais, sempre ressaltando o espírito lúdico.
Assim,
Gabriel Guimard nos diz que:
“De fato, a
finalidade do teatro e da arte tanto para adultos, como crianças ou
adolescentes é um tema extremamente complexo e interdisciplinar que diz
respeito à filosofia, à sociologia, à estética e à educação. O teatro auxilia
na concentração, na capacidade de memorizar, no desenvolvimento harmônico do
sistema motor e na desinibição. Ele aguça o caráter crítico sobre o mundo,
exercita a disciplina e amplia os horizontes da imaginação e da fantasia”
(GUIMARD, 2011, p. 92).
Em seguida, fomos ao pátio da escola. De olhos vendados, as crianças
tinham que escutar os diferentes sons do trânsito e suas intensidades. Depois,
cada uma reproduziu algum som que escutou. Esta atividade teve um enfoque para
a musicalização, pois os alunos constataram o silêncio
como elemento complementar ao som e que ele é essencial para a organização
musical. Durante a apreciação utilizando os sons da área externa da escola e do
trânsito, discriminamos os sons como graves ou agudos, curtos ou longos, fracos
ou fortes, comparando, estabelecendo relações e enriquecendo a experiência
musical da turma.
Para
finalizar, os alunos pintaram com tinta têmpera as caixas de papelão trazidas
por eles na aula passada. Nem todos lembraram de trazer a caixa, então a turma
foi dividida em duplas para a execução da atividade, que estimulou a produção
artística além do trabalho em equipe: os alunos tiveram que dividir o espaço de
trabalho com o colega, respeitar e ser tolerante, um belo exemplo de vida em
sociedade.
Referências
GUIMARD, Gabriel. Teatro na
educação infantil. In:
FRONCKOWIAK, Ângela et al. O educador
mediador no desenvolvimento das diferentes linguagens da criança. Disponível em: <
http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002147/214770por.pdf>. Acesso em: 22
maio 2016.
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