terça-feira, 24 de maio de 2016

A expressão dos meios de transporte através das Artes



Dando continuidade ao projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane relembrou os alunos do ônibus que observamos na nossa expedição. Que barulho o ônibus faz? Ele carrega muita gente? Vamos brincar de ônibus?


As crianças sentaram no chão em duas filas. A seguir, a pibidiana propôs as seguintes ações para as crianças representarem corporalmente:
- Todos dentro do ônibus.
- O ônibus começou a andar (imitam os sons do motor).
- Nossa! Curva para a esquerda (inclinam o corpo para a esquerda).
- Agora curva para a direita (se inclinam para a direita).
- A sinaleira fechou (ficam parados).
- O calçamento está ruim (ficam se mexendo).
- Os professores estão na parada de ônibus (embarcam no passeio).
- Um cachorrinho está atravessando a rua (imitam o barulho do freio e inclinam o corpo para frente).
- Tem gente atravessando a rua na faixa de segurança (permanecem parados).
- O Emanuel foi na livraria (ele saiu do seu lugar e foi até o cantinho da leitura da sala, pegou um livro e voltou para o ônibus).
- Olha o sinal vermelho (pararam de novo).
- Olha o sinal verde (podemos continuar).
- Olha o túnel (todos se abaixam).
- Chegamos na Rodoviária (descemos do ônibus).
 Ao dramatizar essa história, os alunos demonstraram que através do teatro somos capazes de conhecer melhor o nosso corpo, que podemos contar narrativas em forma de mímica, de gestos e com expressões faciais, sempre ressaltando o espírito lúdico.


Assim, Gabriel Guimard nos diz que:
“De fato, a finalidade do teatro e da arte tanto para adultos, como crianças ou adolescentes é um tema extremamente complexo e interdisciplinar que diz respeito à filosofia, à sociologia, à estética e à educação. O teatro auxilia na concentração, na capacidade de memorizar, no desenvolvimento harmônico do sistema motor e na desinibição. Ele aguça o caráter crítico sobre o mundo, exercita a disciplina e amplia os horizontes da imaginação e da fantasia” (GUIMARD, 2011, p. 92).
 

Em seguida, fomos ao pátio da escola. De olhos vendados, as crianças tinham que escutar os diferentes sons do trânsito e suas intensidades. Depois, cada uma reproduziu algum som que escutou. Esta atividade teve um enfoque para a musicalização, pois os alunos constataram o silêncio como elemento complementar ao som e que ele é essencial para a organização musical. Durante a apreciação utilizando os sons da área externa da escola e do trânsito, discriminamos os sons como graves ou agudos, curtos ou longos, fracos ou fortes, comparando, estabelecendo relações e enriquecendo a experiência musical da turma.
 

Para finalizar, os alunos pintaram com tinta têmpera as caixas de papelão trazidas por eles na aula passada. Nem todos lembraram de trazer a caixa, então a turma foi dividida em duplas para a execução da atividade, que estimulou a produção artística além do trabalho em equipe: os alunos tiveram que dividir o espaço de trabalho com o colega, respeitar e ser tolerante, um belo exemplo de vida em sociedade.


Referências
GUIMARD, Gabriel. Teatro na educação infantil. In: FRONCKOWIAK, Ângela et al. O educador mediador no desenvolvimento das diferentes linguagens da criança. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002147/214770por.pdf>. Acesso em: 22 maio 2016.

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