quinta-feira, 12 de maio de 2016

Projeto: Desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil

  
As pibidianas Beatriz, Elisane e Silvana proporcionaram momentos de alegrias, percepção e movimentos criativos com os alunos do Pré ID da EMEI Azaléia.


Enquanto todos cantaram e dançaram com a música infantil ¨Eu sou um lobo mau¨, foi realizada a brincadeira de ¨Estátuas de Lobo¨. Dando o seguimento das atividades, as acadêmicas bolsistas organizaram um círculo com os alunos, e logo elegeram um líder (o lobo) que ficou no centro da roda, ordenando que as ovelhas (os colegas) imitassem animais, fizessem gestos e alguns tipos de som. Ex: O lobo manda todos pularem para frente, depois, para trás etc.


Depois chegou a vez das ovelhas: todos brincaram de ¨Ovelha cega”. Com os olhos vendados, a turma de ovelhas tentava pegar os lobos.



Para Vygotsky, nas brincadeiras do período pré-escolar, as operações e ações da criança são sempre reais e sociais. Nelas, a criança assimila a realidade. Dessa forma, o brincar é o caminho pelo qual ela compreende o mundo em que será chamada a mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário