segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mais aprendizagem sobre meios de transporte!


Dando continuidade ao projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane realizou uma pesquisa com a turma sobre qual o meio de transporte mais utilizado por eles para chegar à escola, formando uma cultura de pertencimento nos alunos. Um gráfico foi utilizado como registro.

 

Depois, fizemos uma roda de conversa sobre a sinaleira:
Quais as cores? O que elas indicam? 
Trabalhar a questão dos signos na escola é essencial para que os alunos compreendam que o vermelho significa pare, o amarelo, atenção, o verde significa siga, e que isso foi criado através de uma convenção, a partir da necessidade social. Estas relações simbólicas servem de base para a alfabetização e apropriação de conceitos matemáticos.


Em seguida, os alunos rasgaram papel colorido e depois colaram, formando um cartaz em formato de sinaleira, desenvolvendo a motricidade fina na rasgadura e a noção espacial no momento da colagem.  


Para finalizar, a acadêmica bolsista realizou duas brincadeiras com balões:
- Brincadeira de formar grupos da mesma cor – Balões coloridos foram distribuídos. Dançamos com os balões e quando a música parou, as crianças formaram grupos com a mesma cor. Como haviam mais balões do que alunos, o número de elementos do grupo sofria variações.


Os alunos, que em média tem 4 anos, precisavam de auxílio para estabelecer parte-todo da classificação. Reconhecem as cores, porém apresentaram dificuldade de se reunir em pequenos grupos. É justamente o que aponta Iris Barbosa Goulart:
“Embora a classificação pareça racional, é ainda deficiente neste período (5 anos e meio – 8 anos), pois a criança ainda não compreende as relações parte-todo.” (GOULART, 2009, p. 73).   


- Brincadeira Stop: a acadêmica bolsista tinha 3 balões e, cada vez que levantava uma das cores, as crianças deviam agir de modo diferente.
Verde – andar rápido
Amarelo – andar bem devagar
Vermelho – virar estátua
Esta atividade se mostrou bastante desafiadora, pois envolveu a leitura do signo com a coordenação dos movimentos.


Referências
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário