Dando continuidade ao projeto Na
terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que
está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane realizou
uma pesquisa com a turma sobre qual o meio
de transporte mais utilizado por eles para chegar à escola, formando uma
cultura de pertencimento nos alunos. Um gráfico foi utilizado como registro.
Depois, fizemos uma roda de conversa sobre a sinaleira:
Quais as cores? O que elas indicam?
Trabalhar a questão dos signos na
escola é essencial para que os alunos compreendam que o vermelho significa
pare, o amarelo, atenção, o verde significa siga, e que isso foi criado através
de uma convenção, a partir da necessidade social. Estas relações
simbólicas servem de base para a alfabetização e apropriação de conceitos
matemáticos.
Em seguida, os alunos rasgaram papel
colorido e depois colaram, formando um cartaz em formato de sinaleira,
desenvolvendo a motricidade fina na rasgadura e a noção espacial no momento da
colagem.
Para finalizar, a acadêmica bolsista
realizou duas brincadeiras com balões:
- Brincadeira de
formar grupos da mesma cor – Balões coloridos foram distribuídos.
Dançamos com os balões e quando a música parou, as crianças formaram grupos com
a mesma cor. Como haviam mais balões do que alunos, o número de elementos
do grupo sofria variações.
Os alunos, que em média tem 4 anos,
precisavam de auxílio para estabelecer parte-todo da classificação. Reconhecem
as cores, porém apresentaram dificuldade de se reunir em pequenos grupos. É
justamente o que aponta Iris Barbosa Goulart:
“Embora a classificação pareça
racional, é ainda deficiente neste período (5 anos e meio – 8 anos), pois a
criança ainda não compreende as relações parte-todo.” (GOULART, 2009, p. 73).
- Brincadeira Stop: a
acadêmica bolsista tinha 3 balões e, cada vez que levantava uma das cores, as
crianças deviam agir de modo diferente.
Verde – andar rápido
Amarelo – andar bem devagar
Vermelho – virar estátua
Esta atividade se mostrou bastante desafiadora,
pois envolveu a leitura do signo com a coordenação dos movimentos.
Referências
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências
básicas para utilização pelo professor. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário