segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tangram e meios de transporte: o que estas coisas têm a ver?


Dando continuidade ao projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane dispôs as caixas de papelão pintadas pelos alunos na aula anterior, no centro da roda de conversa da turma do Jardim.

  
Elas estavam encaixadas umas dentro das outras. Então, cada um escolheu um lugar para acomodar uma caixa, formando um trem com vagões.


Alguns jogos de Tangram foram utilizados nesta aula. Misturamos suas peças e a acadêmica bolsista propôs que a turma as colocasse nos vagões. Nesse primeiro momento, as crianças distribuíram as peças do jeito que quiseram. Depois, a brincadeira foi problematizada:  nesse vagão vamos colocar somente figuras vermelhas. E agora, que cor vamos colocar nesse outro vagão? Assim, seguimos em relação às formas geométricas do Tangram.


Sobre o uso do Tangram, Marilene Lima diz que:
O tangram é um instrumento bastante utilizado nas aulas de Artes, mas seu uso pode ser bastante interessante nas aulas de Matemática. Uma das partes que compõe essa ciência é a Geometria e as formas; e uma das maneiras de se trabalhar esse tema e preparar a criança para raciocínios matemáticos mais complexos é por meio de brincadeiras lúdicas como é o caso do Tangram”.


Em seguida, as crianças brincaram individualmente com o Tangram, montando diversas figuras: bola, avião, carro, casa, barco, pinheiro, dentre outras. A acadêmica bolsista levou alguns exemplos de imagens que podem ser formadas com o jogo, e montamos algumas: pato, coelho, gato, etc.

  

Também houve o momento de desenhar coletivamente com o Tangram. Ao final do desenho coletivo, a acadêmica bolsista questionou “O que vocês desenharam?”. Todos responderam que eram os trilhos do nosso trem.


Depois, papel colorido foi disponibilizado para que os alunos transformassem as caixas pintadas na aula anterior em carro, trem ou vagões. Com as caixas menores, confeccionaram pequenos meios de transporte terrestres. As caixas maiores foram mais interativas, nas quais os alunos entraram e brincaram de dirigir.


Para finalizar, brincaram ao som da música Trenzinho Caipira, da Adriana Partimpim, dramatizando aquilo que a música falava.


Referências

LIMA, Marilene. Tangram – Desenvolva o raciocínio matemático de seus alunos de forma lúdica e artística. Disponível em: <http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255298-1.asp>. Acesso em: 30 maio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário