quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fantasia, criatividade e diversão


As pibidianas Daiana, Janaína e Priscila aplicaram mais uma atividade do projeto "Soltaram a Bicharada", na EMEI Alice Maciel. 


  Primeiramente, os alunos do Pré 1 prestigiaram uma contação de história representada por fantoches. 


Através dessa, a turma interagiu espontaneamente refletindo sobre o conto e relacionando com os conhecimentos adquiridos até o momento. 


Após, os alunos foram convidados a criar os seus próprios personagens. Eles adoraram a ideia de produzir e escolher os materiais a serem utilizados, podendo recortar, colar e fantasiar os lindos fantoches feito com meias. 


Segundo as acadêmicas, um dos objetivos desse projeto é a interação da família com as novas aprendizagens adquiridas por cada criança. Dessa forma, a segunda atividade promoveu a construção de cenários para possíveis contação de histórias em família.


Para realizar esta tarefa, os alunos receberam uma caixa retangular sem o fundo, que enfeitaram com cortinas feitas de TNT, colagem de figuras geométricas diferenciando os tamanhos grande, médio e pequeno e, também, com desenhos produzidos por eles, sobre o que mais gostaram do projeto. 


O protagonismo e o interesse dos pequenos foi tão grande diante destas propostas que uma das alunas organizou um fantasioso passeio de ônibus, com direito a realização de teatros, deixando para a próxima semana as atividades sugeridas pelas bolsistas PIBID. 


Conforme as pibidianas, foi grandiosa a participação das crianças, que promovem espaços para a reflexão das acadêmicas bolsistas sobre processos de ensino e aprendizagem que, de fato, tenha significado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário