terça-feira, 17 de maio de 2016

Crianças criativas aprendendo sobre meios de transporte!

Dando continuidade ao projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane realizou uma roda de conversa, sobre as placas de trânsito, utilizando algumas imagens.

  
Nesta conversa, os alunos reconheceram que os sinais de trânsito são usados para orientar as pessoas e os meios de transporte.
Em seguida, conversamos sobre o lado dominante de cada um, pois acredita-se que ao perceber que se trabalha naturalmente com determinada mão, a criança guardará sem dificuldade que aquela mão é a esquerda ou a direita.


Então, foi proposta uma brincadeira de lateralidade, através de placas de trânsito indicativas de esquerda e de direita. Também brincamos de roda: três passos para direita, cinco passos para a esquerda, dois passos para a direita, etc.


Pulamos num pé só, primeiro com o pé direito, depois com o pé esquerdo. 
 Com esta atividade, a motricidade das crianças foi organizada, através de atividades lúdicas que desenvolveram a consciência corporal, de espaço e tempo. 


    Depois, foram distribuídas folhas coloridas com desenhos impressos de retângulos, quadrados e círculos. Os alunos recortaram e colaram em folha de desenho, formando carros, caminhões e trens.


Algumas crianças pediram ajuda, porém, a maioria apresentou habilidades manuais  desenvolvida e demonstraram interesse em recortar sozinhas.


Para finalizar, algumas crianças trouxeram para a escola caixas de papelão de diversos tamanhos. Espalhamos as caixas pelo chão e comparamos os tamanhos.


Os alunos colocaram umas dentro das outras, empilharam, enfileiraram, enfim, manipularam as caixas, observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas: empilhar, transvasar, encaixar, etc., enriquecendo o conhecimento das noções matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário