Dando
continuidade ao projeto Na terra, na água e no
ar: os meios de transporte estão em todo lugar, que está
ocorrendo na EMEI Bem Me Quer,
a acadêmica bolsista Viviane realizou uma roda de conversa, sobre as
placas de trânsito, utilizando algumas imagens.
Nesta
conversa, os alunos reconheceram que os sinais de trânsito são
usados para orientar as pessoas e os meios de transporte.
Em seguida, conversamos
sobre o lado dominante de cada um, pois acredita-se que ao perceber que se trabalha naturalmente
com determinada mão, a criança guardará sem dificuldade que aquela mão é a
esquerda ou a direita.
Então, foi proposta uma brincadeira de lateralidade, através de
placas de trânsito indicativas de esquerda e de direita. Também brincamos de
roda: três passos para direita, cinco passos para a esquerda, dois passos para
a direita, etc.
Pulamos num
pé só, primeiro com o pé direito, depois com o pé esquerdo.
Com esta
atividade, a motricidade das crianças foi organizada, através de
atividades lúdicas que desenvolveram a consciência corporal, de espaço e tempo.
Depois, foram distribuídas folhas coloridas com desenhos impressos de retângulos, quadrados e círculos. Os alunos recortaram e colaram em folha de desenho, formando carros, caminhões e trens.
Algumas
crianças pediram ajuda, porém, a maioria apresentou habilidades manuais
desenvolvida e demonstraram interesse em recortar sozinhas.
Para finalizar, algumas
crianças trouxeram
para a escola caixas de papelão de diversos tamanhos. Espalhamos as caixas pelo
chão e comparamos os tamanhos.
Os alunos colocaram umas
dentro das outras, empilharam, enfileiraram, enfim, manipularam as caixas,
observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas:
empilhar, transvasar, encaixar, etc., enriquecendo o conhecimento das noções
matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário