domingo, 8 de maio de 2016

Como é que eu vou para a escola?

Dando continuidade ao projeto “Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar”, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane realizou uma roda de conversa, retomando alguns aspectos do projeto.


Espontaneamente alguns alunos contaram como vieram para a escola, demonstrando que a pesquisa e o gráfico realizados com a turma, sobre qual o meio de transporte mais utilizado por eles para chegar à escola, foram significativos para eles.


Em seguida, cópias de pistas de trânsito foram distribuídas para as crianças caracterizarem com desenho de árvores, casas, edifícios, pessoas, placas de trânsito, faixas de segurança, sinaleiras, etc.


Desenhar para a criança é crescer. Ela conecta corpo, mente, sensação e emoções num ato que parte do lúdico e mergulha na criação e no sonho. Desenhar, desde que se possa segurar um riscador e riscar é permitir a poesia infantil. (TEMPO DE CRECHE, 2016).


Depois, os alunos brincaram de Carrinho de mão. A ideia inicial era formar duas equipes para estimular um jogo competitivo e cooperativo. Porém, alguns apresentaram dificuldade em segurar o colega, outros tinham receio em “andar com os braços”. Então, acabaram experimentando este movimento para desenvolver a coordenação motora, a noção de espaço e a agilidade.


Também realizaram um circuito. Esses “carros” percorreram a sala e a área coberta da escola. Nesse percurso, desafios foram propostos: O carro subiu a montanha e depois desceu – as crianças subiram no escorregador e escorregaram; o carro passou no túnel – as crianças passaram por baixo da mesa, simulando que estavam passando debaixo do túnel.


As crianças foram incentivadas a imitar os sons do carro. O carro parou na sinaleira, estacionou, o carro correu, o carro andou bem devagar, etc. Esta atividade física estimulou o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva, além da sociabilidade.


Para finalizar, foram confeccionadas pistas de trânsito, utilizando fita crepe no chão. As crianças brincaram de carrinho na pista, apresentando uma oportunidade de conhecerem o mundo do adulto, desenvolvendo sua fantasia, imaginação e criatividade.

Referências
TEMPO DE CRECHE. Para compreender o desenho e sua poética. Disponível em: http://www.tempodecreche.com.br/linguagens-expressivas/para-compreender-o-desenho-e-sua-poetica/. Acesso em: 8 maio 2016.


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