No dia 05 de Maio de
2016 as pibidianas Elizete e Kelen continuaram aplicando o “Projeto Arte Na
Educação Infantil: O Corpo Em Movimento” na escola Bem Me Quer em Igrejinha com
a turma de Maternal ll.
As pibidianas
iniciaram a aula colocando algumas músicas para as crianças e distribuíram
balões para elas dançarem livremente, mapeando o espaço da sala e explorando o
recurso ofertado. Iniciaram com uma
música agitada e após colocaram uma música mais lenta e suave e as crianças
naturalmente diminuíram o ritmo que no início foi bem agitado. Assim, as
crianças realizaram uma apreciação ativa, desenvolvendo-se em termos de
percepções auditivas, variação de andamentos musicais e a coordenação motora.
Após, realizaram com
as crianças a brincadeira Estátua, na qual todos dançam livremente e, quando é
dada a pausa na música, as crianças param e não se mexem até a música continuar
novamente.
Com essa brincadeira, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico,
o equilíbrio, o freio inibitório, a coordenação motora e aprenderam sobre as
pausas em música e a cooperação, pois se trata de uma atividade em grupo.
Para finalizar, as
pibidianas colocaram algumas músicas instrumentais, em seguida, pediram para as
crianças fazerem duplas e cada criança realizou no coleguinha massagens nas mãos,
nos braços e em outras partes do corpo, cuidando para não machucar o colega.
Em
seguida, trocam com o colega de lugar, para que os dois pudessem participar,
recebendo a massagem. Enquanto são massageadas, as crianças foram orientadas a
prestarem atenção no ritmo da música. Essa atividade incentivou o afeto e o
carinho entre os colegas, acalmando as crianças para a professora seguir a
aula.
No dia 12/05, as
pibidianas continuaram a aplicação do projeto na turminha do Maternal ll.
1° Momento: As
pibidianas iniciaram a aula com a brincadeira “Parou”. As crianças sentaram em
roda no tapete e um objeto foi passando de uma para a outra, enquanto uma das
pibidianas ficou no rádio de costas para a roda de crianças para dar a pausa na
música. Assim que a música parou, o colega que estava com o objeto na mão foi
para o centro da roda e pagou uma prenda de sua escolha.
A maioria aproveitou a
música para dançar como o pagamento da prenda. A atividade se repetiu até
restar somente uma criança, que foi saudada com uma forte salva de palmas dos
colegas. Com essa brincadeira musical, as crianças desenvolveram sua capacidade
criativa e sua imaginação, além da sociabilidade, por estarem jogando um jogo
de regras simples.
2°Momento: As
crianças formaram duplas, com a ajuda das pibidianas, e cada dupla recebeu uma
laranja para realizarem a “Dança da Laranja”, na qual a dupla dança com a
laranja entre elas, sem deixá-la cair.
A dança teve início com a laranja entre
as testas e, mesmo que a fruta fosse escorregando pelo corpo, a dança seguia. Foi
um momento muito divertido, pois as crianças deram verdadeiras gargalhadas
mágicas, para quem as ouvia!
3° Momento: As
pibidianas realizaram com a turma a “Dança da Serpente”. Uma delas representou
a cabeça da serpente, iniciando a brincadeira, cantando a música e, em seguida,
chamou uma das crianças para se juntar a ela, formando o corpo da mesma.
A
criança foi instruída a passar entre o meio das pernas da serpente e segurar na
cintura da última e, assim, consecutivamente, até que todas as crianças
participaram formando uma enorme serpente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário