terça-feira, 24 de maio de 2016

Música, movimento e diversão no Maternal!



No dia 05 de Maio de 2016 as pibidianas Elizete e Kelen continuaram aplicando o “Projeto Arte Na Educação Infantil: O Corpo Em Movimento” na escola Bem Me Quer em Igrejinha com a turma de Maternal ll.


As pibidianas iniciaram a aula colocando algumas músicas para as crianças e distribuíram balões para elas dançarem livremente, mapeando o espaço da sala e explorando o recurso ofertado.  Iniciaram com uma música agitada e após colocaram uma música mais lenta e suave e as crianças naturalmente diminuíram o ritmo que no início foi bem agitado. Assim, as crianças realizaram uma apreciação ativa, desenvolvendo-se em termos de percepções auditivas, variação de andamentos musicais e a coordenação motora.


Após, realizaram com as crianças a brincadeira Estátua, na qual todos dançam livremente e, quando é dada a pausa na música, as crianças param e não se mexem até a música continuar novamente. 


Com essa brincadeira, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico, o equilíbrio, o freio inibitório, a coordenação motora e aprenderam sobre as pausas em música e a cooperação, pois se trata de uma atividade em grupo.


Para finalizar, as pibidianas colocaram algumas músicas instrumentais, em seguida, pediram para as crianças fazerem duplas e cada criança realizou no coleguinha massagens nas mãos, nos braços e em outras partes do corpo, cuidando para não machucar o colega. 


Em seguida, trocam com o colega de lugar, para que os dois pudessem participar, recebendo a massagem. Enquanto são massageadas, as crianças foram orientadas a prestarem atenção no ritmo da música. Essa atividade incentivou o afeto e o carinho entre os colegas, acalmando as crianças para a professora seguir a aula.



No dia 12/05, as pibidianas continuaram a aplicação do projeto na turminha do Maternal ll.


1° Momento: As pibidianas iniciaram a aula com a brincadeira “Parou”. As crianças sentaram em roda no tapete e um objeto foi passando de uma para a outra, enquanto uma das pibidianas ficou no rádio de costas para a roda de crianças para dar a pausa na música. Assim que a música parou, o colega que estava com o objeto na mão foi para o centro da roda e pagou uma prenda de sua escolha. 


A maioria aproveitou a música para dançar como o pagamento da prenda. A atividade se repetiu até restar somente uma criança, que foi saudada com uma forte salva de palmas dos colegas. Com essa brincadeira musical, as crianças desenvolveram sua capacidade criativa e sua imaginação, além da sociabilidade, por estarem jogando um jogo de regras simples.


2°Momento: As crianças formaram duplas, com a ajuda das pibidianas, e cada dupla recebeu uma laranja para realizarem a “Dança da Laranja”, na qual a dupla dança com a laranja entre elas, sem deixá-la cair. 
 A dança teve início com a laranja entre as testas e, mesmo que a fruta fosse escorregando pelo corpo, a dança seguia. Foi um momento muito divertido, pois as crianças deram verdadeiras gargalhadas mágicas, para quem as ouvia!


3° Momento: As pibidianas realizaram com a turma a “Dança da Serpente”. Uma delas representou a cabeça da serpente, iniciando a brincadeira, cantando a música e, em seguida, chamou uma das crianças para se juntar a ela, formando o corpo da mesma. 


A criança foi instruída a passar entre o meio das pernas da serpente e segurar na cintura da última e, assim, consecutivamente, até que todas as crianças participaram formando uma enorme serpente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário