terça-feira, 13 de junho de 2017

Musicalizando com a Camila

Mais uma vez teremos surpresas na Mochila da Camila!
As acadêmicas bolsistas Luciane e Conceição estão desenvolvendo o projeto “Musicalizando com a Camila” na turma do Maternal 2 da EMEI ALICE MACIEL no município de Taquara.

  
O projeto está sendo realizado conforme o interesse das crianças, contando com a participação da Camila, personagem principal que nasceu de uma contação de história em forma de canção, em todas as aulas. Neste dia, eles puderam apreciar mais uma surpresa na Mochila da Camila, que sempre exala um cheiro bom de merenda. Desta vez, eles se encantaram com o cheirinho do suco de morando que a Camila levou, para que todos degustassem, tornando o momento delicioso e agradável, já que fazia muito calor. Depois, as acadêmicas bolsistas dispuseram numa mesa todos os amigos da Camila, confeccionados em casa pelas crianças, com o auxílio dos pais, fazendo uma pequena exposição outros alunos da escola e os próprios pais das crianças pudessem apreciar. Esta exposição, é claro, foi gerada com a participação dos pequenos, que se mostraram encantados com os amigos da Camila que eles fizeram com a ajuda de suas famílias.
Em seguida, as pibidianas realizaram uma atividade com a turma, utilizando balões e incentivando a mobilidade corporal. Todos tiveram que dançar a música "Mochila da Camila" tentando não deixar os balões caírem no chão. Depois, ficaram em duplas com o balão no meio da barriga, também tentando não deixar que os balões caíssem, sempre cantando a música. Foi uma diversão só! Eles participaram ativamente de todas as atividades do dia. Ao final, as acadêmicas deixaram que as crianças  estourassem os balões, cada um do seu jeito, tornando a brincadeira mais divertida ainda.


 “A música que nos transmite sensações, emoção ao ouvir, cantar ou dançar, a música que nos aproxima das vibrações, ou da escuta musical é a mesma que dialoga com o corpo, que evoca a linguagem, cria fantasias e possibilita a toda pessoa descobrir-se a si própria e ao mesmo tempo se revelando ao outro, inserindo-se no convívio social.” (Lisardo, 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário