terça-feira, 20 de junho de 2017

Oficina de Rap

O Rap é um movimento que nasceu nas periferias dos Bairros dos EUA e se espalhou pelo mundo como forma de protesto, resgatando a auto estima das culturas minoritárias, especialmente a afrodescendente, através da expressão da cultura Hip Hop. 


 Esta manifestação cultural tem sido encontrada também nos ambientes escolares. Através dela, as crianças e jovens comunicam-se, através de poesia e musicalmente, expressando ideias, ideais, desejos, protestos, enfim, ganhando um espaço de voz ativa!


Foi pensando nestes aspectos que no dia 02 de junho, o Pibid recebeu o cantor, compositor e produtor de Rap Abel kebach Ferreira para ministrar uma oficina e ensinar um pouco sobre a história desta manifestação cultural.


Na oficina, as acadêmicas exercitaram rimas, criaram poemas e realizaram improvisos, além de conhecer o ritmo do Rap, que tocaram com percussão corporal e instrumentos. 


Bases instrumentais, como pistas, também foram utilizadas para que as acadêmicas pudessem recitar seus poemas no ritmo do Rap.
Até batalha de Rap aconteceu na formação! A pibidiana Deise "foi lá e mandou a rima", batalhando com o organizador da oficina! Parabéns pela coragem e pelos belos versos, Deise! 


Além de todo o conhecimento adquirido, foi um momento de exercício de liberdade de expressão, descontração e aprendizagem musical. 


Pelas imagens, pode-se notar a alegria da turma, participando de uma formação com nosso convidado Abel, que conhece muito sobre o assunto, dedica-se profissionalmente à área e tem apenas 16 anos.


Valeu, Abel, a gente adorou tua oficina!

Um comentário: