terça-feira, 13 de junho de 2017

Última parte do projeto moradias

As pibidianas Franciele, Kellen e Nilza estão em pleno desenvolvimento com o projeto “Moradias: onde eu moro, mora a felicidade”.
Iniciaram as atividades com a dramatização da história “Os três porquinhos malcriados e o lobo bom” de Liz Pitom. Alguns alunos acharam muito engraçada a história!


 Após, convidaram as crianças para irem ao pátio da escola para procurarem gravetos, folhas secas e pedrinhas.


Quando voltaram para a sala, os alunos foram divididos em três e cada um recebeu um cartaz de papel pardo. Começaram, então, a confeccionar as casas dos porquinhos com os materiais encontrados no pátio.


 As crianças relataram que acharam muito divertido confeccionar as casas.

“A escola pode ser esse lugar seguro, que garanta uma vasta beleza e que propicie, no cotidiano, liberdade e relação de proximidade com a natureza. Pode também ser facilitadora, auxiliando a família a compreender a importância e o que a criança estará potencializando ao viver nesse ambiente, pois elas têm verdadeira paixão por espaços ao ar livre, em contato com elementos do mundo natural.” (ALBUQUERQUE 2017).


É foi com muita tristeza no coração que as acadêmicas bolsistas Franciele, Kellen e Nilza encerraram este lindo  projeto. 
Foram momentos de muitas trocas de aprendizagens. Com certeza sentirão muitas saudades da turma do Pré.


Iniciaram as atividades com uma aula de culinária. As crianças, com o auxílio das professoras, prepararam um bolo de mel delicioso.
Enquanto o bolo ficou assando, as Pibidianas questionaram as crianças se alguma conhecia abelhas. Alguns responderam que sim, porém outros nunca tinham visto uma. Perguntaram também onde elas moravam.


Em seguida, cada criança confeccionou a sua colmeia de abelha com plástico bolha.
Depois, os alunos degustaram o bolo preparado por eles mesmos. Hum... que bolo delicioso!


Então, chegou o momento da despedida! Os alunos relataram que sentirão muitas saudades das acadêmicas bolsistas, pois sempre traziam atividades e brincadeiras diferenciadas. As pibidianas, por sua vez, relataram que passaram por uma experiência única e sentirão muitas saudades também.


“Momentos assim fazem toda a diferença, e nós, como educadores, podemos fazer a diferença na vida das crianças. [...] Escolhemos ser professores [...] temos a responsabilidade política e humana de realizarmos nosso papel o melhor possível” (BARBIERI, 2012, p.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário