segunda-feira, 26 de junho de 2017

E a Camila se despede do Maternal!

No penúltimo dia de aplicação do projeto de musicalização, as bolsista pibidianas Luciane e Conceição (que interpretou a personagem Camila) realizaram uma rodinha com as crianças do Maternal 2, para relembrar tudo que foi realizado durante o projeto. Após o diálogo com a turma, convidaram as crianças para  dançarem uma música e pediram que elas prestassem atenção nos comandos dados durante a canção. Por exemplo: pular com uma perna só, pular alto, rodopiar, e assim por diante.


Em seguida, as bolsistas propuseram que a turma fizesse uma fila, para que passassem uma bola por debaixo de suas pernas. As crianças não poderiam deixá-la cair. E quando a bola chegasse  no último colega, eles deveriam correr para ficar no primeiro lugar da fila e, assim, dar continuidade à brincadeira.


Após as brincadeiras,  a turma foi divida  em grupos e as acadêmicas bolsistas estenderam um TNT com furos no meio e, junto com o TNT, trouxeram uma bolinha, que deveria ser lançada para cima, ao som de uma canção, e deveria ser protegida por um grupo, para não cair no furo do tecido, ao passo que outro deveria tentar fazer com que a bola passasse pelo buraco. Foi uma diversão só!


Na culminância do projeto, a pibidiana Luciane entrou na turma do Maternal com a boneca confeccionada pela turma, cujas crianças decidiram colocar o nome de Maria Paçoca, e explicou que haveria uma festa em que todos os amigos de Camila estariam presentes. As crianças deveriam, então, relatar como foram feitos cada um dos amigos de Camila, juntamente com a família.


Após os relatos da turma, a pibidiana Luciane, apresentou a Mãe de Camila, representada pela acadêmica bolsista Pibid Adriana, que veio contribuir com a culminância deste lindo projeto. Em seguida, a mãe de Camila avisou que se esqueceu de um bolo no fogo e saiu da sala correndo. As crianças ficaram surpresas, mas ainda faltava alguém ali e, em seguida, começaram os questionamentos: "Mas, cadê Camila ?"


As acadêmicas, então, convidaram a turma para realizar uma trilha, respondendo perguntas sobre respeitar o próximo, até que todos pudessem desvendar o mistério sobre onde se encontrava a Camila.


Camila recebeu as crianças no saguão da escola com uma passarela, para realizarem um desfile e convidou as crianças para que eles apresentassem seus amigos. E, para finalizar, a mãe de Camila chamou a turma para a festa, pois os bolos estavam prontinhos!


Foram muitas as aprendizagens durante este projeto: organização, comida saudável, amizade, muita expressão pela música, entre vários campos de experiência vivenciados. As crianças adoraram e foram participativas em todas as atividades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário