quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ai, que medo!!!!

Ao trabalhar sobre os sentimentos na EMEI Bem Me Quer, as pibidianas estão trazendo atividades muito divertidas e inovadoras!
  

Na terceira etapa de aplicação, as Pibidianas Raquel e Franciele, num primeiro momento, contaram uma história que abordava o sentimento de medo. 


Com as luzes apagadas e com a sala toda envolvida com lona preta, as crianças utilizaram lanternas para iluminar a escuridão.


É na Educação Infantil que as crianças estão construindo a autonomia e a sua identidade. 


Portanto, é fundamental e indispensável proporcionar momentos lúdicos para que as crianças se sintam à vontade para falar dos seus sentimentos.


Após esse momento muito assustador, escuro, porém, divertido, foi proposto para as crianças, ainda no escuro, que desenhassem as coisas que tinham medo. E elas prontamente utilizaram as suas lanternas para iluminar!


 E, ao terminar, até brincaram de criar com o corpo (mãos) imagens utilizando a sombra que as luzes das lanternas produziam.


Algumas crianças não tinham lanternas e os colegas que levaram cooperaram com os demais, iluminando as folhas para que o seu colega também conseguisse produzir o desenho!


Em seguida, cada criança pôde apresentar seu desenho, expressando todos os seus medos. 


Como, por exemplo o medo da noite, de pessoas brabas, bruxas, cobras, zumbis, do temporal, entre outros.
Conforme Carvalho (2015):

Se o medo é inevitável e aprender a enfrentá-lo faz parte do percurso humano, a boa notícia é que a literatura é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. Certas histórias ajudam os pequenos a exteriorizar seus sentimentos e, ao falar sobre os que os assusta, eles têm a possibilidade de compreender melhor o que estão sentindo, de aprender a lidar com seus temores e de se fortalecer diante deles. (CARVALHO, Gislaine. Espantar o medo. 16 jan. 2015 disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dicas-livros-espantar-medo-826860.shtml Acesso em 10 nov. 2015)


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