Ao trabalhar sobre os sentimentos na EMEI Bem Me Quer, as pibidianas estão trazendo atividades muito divertidas e inovadoras!
Na terceira etapa de aplicação, as Pibidianas Raquel e
Franciele, num primeiro momento, contaram uma história que abordava o sentimento de medo.
Com as luzes
apagadas e com a sala toda envolvida com lona preta, as crianças utilizaram
lanternas para iluminar a escuridão.
É na Educação Infantil que
as crianças estão construindo a autonomia e a sua identidade.
Portanto, é
fundamental e indispensável proporcionar momentos lúdicos para que as crianças
se sintam à vontade para falar dos seus sentimentos.
Após esse momento muito assustador, escuro, porém, divertido, foi proposto para as crianças, ainda no escuro, que desenhassem as
coisas que tinham medo. E elas prontamente utilizaram as suas lanternas
para iluminar!
E, ao terminar, até brincaram de criar com o corpo (mãos) imagens
utilizando a sombra que as luzes das lanternas produziam.
Algumas crianças não tinham lanternas e os colegas
que levaram cooperaram com os demais, iluminando as folhas para que o seu colega
também conseguisse produzir o desenho!
Em seguida, cada criança pôde apresentar seu desenho,
expressando todos os seus medos.
Como, por exemplo o medo da noite, de pessoas
brabas, bruxas, cobras, zumbis, do temporal, entre outros.
Conforme Carvalho (2015):
Se o medo é
inevitável e aprender a enfrentá-lo faz parte do percurso humano, a boa
notícia é que a literatura é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo.
Certas histórias ajudam os pequenos a exteriorizar seus sentimentos e, ao falar
sobre os que os assusta, eles têm a
possibilidade de compreender melhor o que estão sentindo, de aprender a lidar
com seus temores e
de se fortalecer diante deles. (CARVALHO, Gislaine. Espantar o medo. 16 jan. 2015
disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dicas-livros-espantar-medo-826860.shtml
Acesso em 10 nov. 2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário