quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Jogos em grupo na Educação Infantil

Os jogos de regra, competitivos ou cooperativos, podem ter seu início já na Educação Infantil, com as crianças acima de 4 anos. Eles são importantes atividades que desenvolvem a socialização dos pequenos. 
Pensando nisso e, especialmente, no interesse dos pequenos da turma do jardim da EMEI Bem Me Quer, as acadêmicas bolsistas Elisete, Lisandra Hack e Viviane realizaram diversas brincadeiras.  
A pedido das crianças, na aula anterior, brincaram de "João Sapateiro" e "Escravos de Jó".



Para estimular a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a sociabilidade das crianças, no sentido de respeito às regras, dividiram a turma em duas equipes.  Mesmo sendo competitivo, um jogo de regras, se brincado em equipes, incentiva a cooperação. 


Primeiramente foi realizada a brincadeira "Bola de pingue pongue na colher": a equipe que levasse o maior número de bolinhas com a colher até o marco de chegada, sem que elas caíssem, seria a equipe vencedora. 


Com os olhos vendados, com uma colher na mão, um pote vazio e um outro cheio de bolinhas de algodão as crianças eram desafiadas a colocar o maior número de bolinhas dentro do pote vazio.


Como o objetivo das acadêmicas é resgatar brincadeiras antigas e também valorizar as preferências da turma, questionaram, mais uma vez, os pequenos sobre quais brincadeiras gostariam de realizar no nosso próximo encontro.


A maioria das crianças demonstrou bastante interesse durante as brincadeiras. Ao mesmo tempo que brincaram, exercitaram relações sociais mais saudáveis e de respeito mútuo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário