domingo, 1 de novembro de 2015

Aprender a preservar o ambiente: é mais legal fazer isto brincando!

As acadêmicas bolsistas Evandra e Cláudia, que atuam na EMEI Azaleia, resolveram implantar um belo projeto sobre reciclagem por lá!


 Como é legal aprender a preservar a natureza brincando! Dá para fazer vários jogos e brincadeiras reaproveitando materiais como jornais, rolinhos de papel e garrafas pet, por exemplo. 


A imaginação corre solta e a alegria toma conta das crianças na hora de confeccionar e brincar com os materiais elaborados pelas próprias crianças, com a ajuda das professoras.


As atividades partiram do interesse da turma, mapeado pelas acadêmicas bolsistas. Elas adoravam brincar com tinta. Então, as pibidianas uniram o útil ao agradável e criaram este lindo projeto de presenrvação do ambiente, ao mesmo tempo em que se faz Arte e se brinca. 


Após uma reflexão sobre Meio Ambiente e Reciclagem chegou a melhor parte:  vamos criar?


Os pequenos adoram tinta e poder usá-la sem moderação, melhor ainda. Os depoimentos foram diversos: "Profe, tem um monte desses rolinhos na minha casa, é de papel higiênico!”; "A gente já separa o lixo lá em casa!" 
A concentração não é algo comum nessa faixa etária mas, quando a atividade está sendo significativa, as horas viram minutos.


É hora de arte. Os alunos adoraram transformar as caixas lisas em caixas coloridas expressando toda sua criatividade. 


A concentração mais uma vez tornou-se presente.  E os questionamentos e constatações continuaram: “Profe, não pode jogar lixo no rio, né?”; “Profe, o lixo é colocado no caminhão do lixo”; “Profe, o papel da bala também não pode jogar no chão”.


Que maravilha poder participar da conquista dessa consciência ecológica.


E o projeto terminou assim!


O que será que aprendemos?


As crianças, ao serem questionadas sobre o que aprenderam, demonstraram que o projeto foi válido, pois atingiu as expectativas das acadêmicas, que mapearam grande conscientização, por parte das crianças, para atitudes de preservação do meio ambiente.


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