domingo, 8 de novembro de 2015

Brincar é muito bom!!!



Dando continuidade ao projeto Momentos de diversão no Jardim: resgatando brinquedos e brincadeiras antigas, que está ocorrendo na EMEI Bem Me Quer, as acadêmicas bolsistas Elisete, Lisandra Hack e Viviane realizaram as dinâmicas de musicalização com as canções: Levantar o braço, da Vovó Mafalda eBicicleta, de Denise Sant'Anna, movimentando as crianças e as envolvendo no prazer da descoberta das possibilidades corporais. 


Depois, promoveram uma dinâmica em que o soar da chuva foi simulado através de sons do corpo, envolvendo a movimentação corporal da turma e buscando aproveitar a sonoridade espontânea das crianças.


Em seguida, as acadêmicas bolsistas propuseram as brincadeiras da Dança das cadeiras e da Estátua.


Com esse momento divertido, as crianças desenvolveram a Linguagem Corporal, aprimorando a coordenação motora através da agilidade, atenção, concentração, equilíbrio, estratégia, criatividade, movimento, resistência e ritmo.


Para finalizar, realizaram a construção de um brinquedo reciclando materiais. Durante a investigação das acadêmicas bolsistas sobre os brinquedos favoritos, a bola foi bastante citada pelos pequenos. 


Então, confeccionaram coletivamente bolas de jornal e meia: os alunos amassaram o jornal, dando o formato de bola, depois colocaram dentro da meia e as acadêmicas bolsistas costuraram. 


Com esta atividade foi possível abordar o valor do resgate dos brinquedos antigos. Um brinquedo feito por nós será sempre único, enquanto que os produzidos na indústria trazem sempre o mesmo padrão estético, além de incentivar o consumo. A construção da bola também foi pensada enquanto brinquedo coletivo que fará parte do acervo disponível para brincadeiras na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário