Neste ano de 2015, a acadêmica do Curso de Pedagogia, Cristiane Stenert, escreveu seu trabalho de Conclusão de Curso sobre a Motivação dos Professores de Educação Infantil, orientada pela professora Patrícia Kebach, que coordena o subprojeto da Pedagogia - Educação infantil, do Pibid FACCAT.
Por isso, a colega foi convidada a apresentar sua pesquisa para a turma de acadêmicas bolsistas Pibid.
Reflexões, a partir de Maslow e de Piaget, foram realizadas na noite do dia 13 de novembro, visando à compreensão sobre quais são os fatores que levam o ser humano a se motivar ou não profissionalmente.
Mais especificamente, abordou-se a profissão da docência e suas fontes de motivação.
As coordenadoras do debate abordaram a autoestima, o comprometimento profissional, a formação continuada e, especialmente, o amor à profissão, dentre outros aspectos, como importantes fontes motivacionais.
Segundo o ponto de vista piagetiano, o interesse é a principal fonte de motivação para novas descobertas.
Com base nessas reflexões, realizou-se práticas, no segundo momento da formação, que visaram a participação de todas e, também, um "amigo secreto" bem especial, baseado num sorteio de vários livros e outros mimos, cujas participantes deveriam apontar para todas as qualidades da pessoa que pegaram como amiga secreta!
Afinal, nada mais motivador do que se sentir valorizado pelos outros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário