quarta-feira, 4 de maio de 2016

A Caçada: brincadeiras com muito movimento!

Após a conversa de costume, para saudar e relembrar com as crianças as atividades da semana anterior, ao iniciar as atividades, as acadêmicas bolsistas Beatriz, Silvana e Elisane realizaram a brincadeira, ¨O lobo pegador¨.



 Riscaram com giz três círculos grandes enfileirados. A turma foi repartida em dois grupos, e cada um destes ficou num círculo das extremidades. O lobo ficou no círculo central.




Cada grupo provocava o lobo, procurando distanciar-se bem de seu círculo. O lobo tentava pegá-los. Os prisioneiros ficavam com ele no centro e procuravam ajudá-lo. Ao final do jogo, foi vencedor o grupo que estava com maior número de participantes.


A próxima brincadeira foi a seguinte: ¨As ovelhas e os lobos¨.
As crianças foram divididas em dois grupos; o grupo das ovelhas ficou dentro de casa (um quadrado traçado no chão ) .
O grupo dos lobos se espalhou à vontade, tendo um chefe para comandar. Dado o sinal, as ovelhas saiam de casa, andando nas pontas dos pés, com medo do lobo.
O chefe dos lobos gritava: peguem as ovelhas! Todos os lobos corriam atrás das ovelhas. As ovelhas que alcançaram a casa estavam a salvo. As que eram aprisionadas tornavam-se lobos e ajudavam a aprisionar as ovelhas. Na outra repetição do jogo, as ovelhas foram lobos e vice-versa.
Terminou o jogo quando todas as ovelhas foram aprisionadas.


A última brincadeira foi sobre noção espacial.
Os lobos e as ovelhas foram convidados a participarem dessa brincadeira. Ao som de um apito, os alunos deveriam discernir qual dos grupos se movimentava primeiro.
1 apito - andar para frente
2 apito - andar para trás
1 palma - andar para direita
2 palma - andar para esquerda
1 assobio - pular 2x para trás
2 assobio - pular 2x para frente

As crianças adoraram brincar com todas estas brincadeiras envolvendo muito movimento!

Um comentário: