segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A música está em todos os lugares: até na chuva!

As acadêmicas bolsistas Pibid Amanda, Jaqueline e Luciane estão desenvolvendo o projeto "Entrando no mundo dos sons", que visa a musicalizar os pequeninos, através de atividades muito divertidas e interessantes!
As bolsistas iniciaram a aula questionando as crianças sobre o mundo sonoro: como pode ser um som? Podemos fazer um som com nosso corpo? Onde encontramos sons?
 

Nesse dia estava chovendo e  as acadêmicas perguntaram às crianças sobre a sonoridade da chuva: será que a chuva tem som? Que tal fazermos um desfile com nossos guarda chuvas e sombrinhas  e escutarmos o barulho da chuva?
 Após o desfile, as crianças retornaram à sala de aula e refletiram sobre as escutas sonoras, expressando o barulho da chuva através do corpo.


 Dando continuidade às atividades musicais, as pibidianas propuseram que as crianças tocassem bateria de balão. Durante esta atividade, as crianças exploraram várias formas de realizar percussão nos balões, de modo livre.
  Depois, as acadêmicas convidaram as crianças para que fizessem duplas e dançassem,  procurando equilibrar o balão de modo cooperativo para que ele não caísse, e procurando dançar conforme os diferentes andamentos musicais propostos: por vezes, a música era rápida, em outras, a música era lenta.
Após essa dinâmica, as crianças deveriam se concentrar no ritmo da música para dançarem sobre jornais, dispostos no chão, ou fora deles, conforme eram orientadas pelas professoras.


Além de se divertirem muito, as crianças puderem desenvolver vários aspectos durante as atividades musicais proposta: diferenciação de andamentos, escuta ativa, atenção, desenvolvimento da coordenação motora, do ritmo, da criatividade, da cooperação, entre outros aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário