Para compreender a lógica das crianças, existe uma metodologia especial que Piaget criou.
Trata-se do Método Clínico, que foi inspirado pela psicanálise, ou seja, para se compreender as crianças, é preciso conversar com elas livremente, procurando seguir seu pensamento.
O bom experimentador se deixa guiar, guiando a entrevista, procurando seguir o pensamento da crianças, sem sugestioná-la.
Para os professores, exercitar a capacidade de, ao invés de ensinar coisas, fazer as crianças pensarem sobre a solução de problemas, é essencial.
Se é a ação do ser humano que faz com que ele reconstrua para si os objetos tematizados, então, é muito importante provocar a reflexão em ambiente escolar.
Ontem, estas crianças maravilhosas nos ajudaram a compreender a gênese do conhecimento.
Através da aplicação de provas clínicas clássicas, como a conservação do número, de quantidades contínuas, a seriação ou a inclusão de classes, as pibidianas puderam compreender as técnicas de aplicação desta metodologia, que foi a que gerou a Epistemologia Genética.
As crianças adoram participar das provas clínicas, pois se trata de um momento especial, de profundo repeito sobre suas reflexões.
A entrevistadora não pode sugestionar ou constranger de nenhuma forma as crianças.
Nenhuma delas travou ou deixou de fazer a entrevista clínica.
E como se pode notar pelas fotos, a plateia estava grande, mas super preparada para tampouco constranger as crianças com comentários ou risos. Foi um silêncio só durante cada aplicação e a concentração das crianças focou-se apenas nas entrevistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário