quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Jogos de regra como fonte de cooperação e aprendizagem social

As acadêmicas bolsistas Pibid Evelin e Larissa sabem que os jogos de regra promovem a interação das crianças e desenvolvem uma série de questões importantes, como: aprender a ganhar ou perder, a respeitar a vez do colega jogar, aprendem regras, entre várias questões importantes.

  
Este tipo de jogos também estimula o gosto por atividades em grupo e de cooperação, pois é através dos jogos cooperativos ou competitivos, com regras, que a  criança começa a se auto avaliar, observando suas próprias ações e as comparando com as de outras crianças.


Assim, as acadêmicas deram continuidade ao seu Projeto com o Pré da Emei Alice Maciel, proporcionando uma série de atividades lúdicas.
 Para começar, as crianças foram para o pátio participar de uma Amarelinha das formas, através da qual tinham como regra: jogar o dado e, na forma que caísse, não poderiam pisar. Estas formas estavam pintadas dentro da Amarelinha.


Após, fizeram uma disputa de corrida em pares, divididos em duas equipes, e tinham, como regra, correr sempre com sua dupla, sem largar a mão!
 Foi uma disputa lúdica bem prazerosa para as crianças.


Para finalizar, voltaram à sala e jogaram um bingo em trios: a professora tirava da caixa a forma e, se estivesse na cartela, teriam de pintar.


Todos se divertiram, procurando as formas e disputando para ver quem ganharia! Quanta diversão!


Ao final das atividades, realizaram, na roda de conversa, uma avaliação sobre todas as brincadeiras do dia.

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