quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Cheiros, gostos e sabores

Nesta terça-feira, as pibidianas  Carine e Priscila iniciaram o projeto "cheiros, gostos e sabores" com o berçário BII da EMEI Azaleia.

 

Para a primeira atividade, as acadêmicas criaram e trouxeram uma história sobre o reino das frutas, onde viviam o Rei Abacaxi e a Dona Uva, sua amiga.


Logo após, com os alunos muito empolgados com a história das frutas, realizaram uma degustação: as crianças tiveram a experiência de pegar frutas e legumes com as mãos e conhecer como cada uma é diferente da outra, cada qual com seu cheirinho e gostinho especial.
 Assim, após explorarem as frutas e legumes, as crianças desejaram experimentar um pouquinho de cada alimento para diferenciar seus sabores.


Eles simplesmente amaram! Com esta aula, as pibidianas incentivaram o consumo de alimentos saudáveis; o desenvolvimento da imaginação e criatividade, com a contação da história; a motricidade fina, ao tentarem descascar as frutas sozinhos, como a banana e a bergamota; a socialização, quando dividiram os alimentos com os colegas; o olfato, quando cheiravam as frutas; e o paladar, quando sentiram os diferentes gostos das frutas e verduras, como o abacaxi, por exemplo; e o tato, quando observaram a diferença das texturas e tamanho dos alimentos.


São muitas as aprendizagens neste projeto com os bebês! O incentivo à alimentação saudável deve iniciar bem cedo, para que as crianças desenvolvam o paladar e não se neguem a consumir nenhum tipo de oferta de alimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário