quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Caixas sensoriais

Ao chegarem a EMEI Azaleia, as bolsistas acadêmicas Carine, Deise e Priscila foram recebidas carinhosamente pela turma do Berçário 2.



Elas propuseram a exploração de algumas caixas sensoriais que haviam produzido.


As pibidianas trouxeram três caixas para exploração livre dos alunos: uma forrada com papel contacte, outra contendo gel dentro de um ziploc e uma maior com esponja, plásticos, bolinhas de sagu fixas e massinha de modelar caseira.


Estas caixas foram produzidas pelas acadêmicas para que, se as crianças desejassem explorar oralmente, não houvesse problemas.


A dinâmica ocorreu tranquilamente. Os alunos, curiosos com as caixas, exploraram tudo minunciosamente, com as mãos, pés e boca.



Foi grande a alegria e euforia em suas explorações, em descobrir novas texturas formas e sabores diferentes. Trabalhou-se a coordenação motora ampla e fina, a exploração sensorial e a socialização, com esta atividade. Crianças do berçário estão no estágio sensório-motor, conforme Piaget, e uma das formas de incentivar seu desenvolvimento geral é através de atividades como esta, que envolvam livre explorações sonsoriais, para as crianças exercitarem diferentes condutas de forma lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário